Previous slide
Next slide

Jojups do Paraná terminam nesta sexta-feira (02)

Previous slide
Next slide

A fase final dos 23º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), disputados em Umuarama, chega ao fim nesta sexta-feira (2), definindo mais 20 campeões de nove modalidades: basquete, ciclismo, futebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei são disputadas em duas divisões, A e B, e nos dois sexos, com exceção do futebol, só no masculino. Dessa forma, só nessas modalidades coletivas saem 18 campeões.

Além das nove modalidades acima, outras sete já definiram todos seus campeões: atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, tênis e vôlei de praia, nos sexos feminino e masculino, a exceção da ginástica só para as meninas. Na ginástica, Toledo foi campeão novamente. Nas outras, respectivamente nos sexos feminino e masculino, foram esses os campeões: Londrina e Londrina (atletismo), Curitiba e Curitiba (judô), Maringá e Araucária (karatê), Londrina e Maringá (tênis), Maringá e Maringá (taekwondo) e Maringá e Londrina (vôlei de praia).

Das modalidades coletivas também já foi conhecido o município campeão de basquetebol, Divisão A, pelo sexo feminino: Ponta Grossa. A decisão foi na noite de quarta-feira (30), no Ginásio de Esporte do Colégio Global, contra o Toledo. A vitória, por 74 a 58, premiou a melhor equipe da competição, mas houve momentos em que o jogo foi bem equilibrado, como no segundo e terceiro quartos de jogo, encerrados com os placares de 15 a 15 e 19 a 17 em favor de Toledo. No primeiro e no último, Ponta Grossa abriu boa vantagem: 19 a 14 e 23 a 10.

Ao contrário do que ocorria até o ano passado, na atual competição não será premiado um campeão geral por pontuação, mas apenas os vencedores por modalidades, divisões e sexos. A única classificação geral será para o Troféu Disciplina, para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Participam da fase final dos 23º Jogos da Juventude do Paraná 96 municípios (o 97º, Itambaracá, desistiu com as suas equipes de futebol e ginástica rítmica). São 4.611 atletas formando 541 equipes. “Em relação aos últimos anos, estamos com menos atletas na fase final. Isso é resultado de um esforço da comunidade esportiva para valorizar mais qualidade que a quantidade”, explicou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.

Previous slide
Next slide