SAMEK NO JOGO
André Vargas, presidente estadual do PT (Partido dos Trabalhadores), esteve em Foz, na semana passada, marcando território. A visita foi meio de “supetão”, mas acabou sendo impactante, pelo menos por um aspecto da conversa do deputado federal paranaense. Em uma entrevista ao diário A Gazeta do Iguaçu, Vargas confirmou que o PT quer Jorge Samek na disputa eleitoral. Assim, ganha força a possibilidade de termos o DGB (diretor geral brasileiro) da Itaipu Binacional na disputa à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
IMPACTO
O impacto da declaração reside no fato de se tornar oficial aquilo que os postes sussurram pela cidade. Daqui pra frente, aonde aparecer, Samek já será observado como candidato virtual. De um lado, o povo vai policiar suas atitudes e palavras, a fim de fazer o julgamento que terá veredicto em outubro de 2012. Do outro lado, a virtual oposição, que vai fazer de tudo para encontrar mácula na candidatura do DGB, e tentar jogar “cisco” no ventilador. A celeuma quanto a indenização paga a Gleisi Hoffmann parece não ter abalado a imagem de Samek, que nas tímidas consultas já deflagradas aparece como líder disparado.
CAMPANHA
Soube no site do meu amigo Hélio Lucas, o Língua di Trapo, que Jorge Samek foi visto nas Cataratas no último final de semana. A postura já confirma o descrito anteriormente. Samek já é visto como candidato. E se porta como tal. A abordagem aos funcionários e cidadãos (eleitores em potencial), as conversas de pé-de-orelha e a postura eleitoral (ou eleitoreira) já acompanham o DGB. Na verdade, a aparição pode ter sido um balão de ensaio para Samek. Daqui pra frente, a carreira de Jorge entra num novo rumo. E a corrida pelo assento de Paulo Mac Donald, também.
COMPOSIÇÕES
A partir da definição do PT é que teremos um quadro mais claro em Foz. Vice do Samek, todo mundo quer ser. Se o DGB não sair, e optar por confiar o posto a outro petista – Gilmar Piolla, por exemplo – o quadro tende a mudar. A indicação do atual Prefeito pode ter muito peso nessa composição, mas o time que joga junto com o Governador também pode fazer a diferença. Isso mesmo; não se espante se assistirmos alguns tucanos sassaricando em solo petista, em Foz do Iguaçu. Afinal, canto tem sua realidade e, aqui em Foz, a postura radical petista já foi abandonada há muito tempo, desde a “renovação” do partido. Nomes? Vou deixar para uma outra conversa…
RANKING DAS ESCOLAS
Garon Piceli (@garonpiceli), editor do Portal Clickfoz está de parabéns. Com base nos dados divulgados pelo MEC, ele conseguiu traçar o ranking das melhores escolas de Foz do Iguaçu. Muitos vão se surpreender com os resultados, que coloca duas escolas públicas (Barão do Rio Brancoe Mariano Paganoto no Top 10 das escolas da Fronteira. Trabalho arrojado e perspicaz, já recebeu solicitação de outros veículos interessados em publicar os números. Quem quiser conferir a matéria exclusiva do Clickfoz é só acessar:http://www.clickfozdoiguacu.com.br/foz-iguacu-noticias/ranking-das-10-melhores-escolas-de-foz-do-iguacu-tem-2-da-rede-publica
ACIFI
Finalmente, consegui ter uma conversa com Elzângela de Paula Kuhn, a presidente da Acifi. Desde que foi deflagrada aquela campanha contra o aumento do número de vereadores, tentava falar com ela, mas nossas agendas não favoreciam a conversa. Foi um contato telefônico. Não muito extenso, mas revelador. Quis saber, principalmente, se a ação da Acifi naquele caso foi isolada, ou se teremos mais ações como essa, em defesa da sociedade. Elizângela esclareceu que aquela não foi uma ação isolada, embora possa ter parecido. Ela disse que a Acifi trabalha em silêncio, mas que tem feito muitas ações em defesa da boa aplicação dos recursos públicos. Citou o Observatório Social como exemplo e parceiro nessas ações.
MAIS AÇÕES
A presidente da Acifi prefere não encarar o resultado da campanha como vitória (não quer estigmatizar a luta como uma batalha), mas sim como uma ação que teve resultado satisfatório, ao conscientizar os edis a tomar a medida mais correta, revendo suas idéias. Ela garantiu que a entidade vai se engajar em outras lutas, mas não foi muito incisiva na questão dos gastos da Câmara. Muito habilmente, ela evitou ser enfática nesse ponto, mas acha que essa é uma discussão que deve ser aberta. Elizângela salientou que os gastos do Executivo também preocupam a entidade, já que os seus representados padecem pela falta de investimentos, que poderiam ser viabilizados com a economia dos recursos públicos.
ELEIÇÔES
Elizângela de Paula Kuhn disse que a entidade não pode se envolver diretamente na questão eleitoral, até por conta de seu estatuto e também pela pluralidade partidária de seus associados. Mas, ela acredita que é possível que algum empresário do quadro da Acifi possa se engajar na próxima disputa. Para ela, ter um empresário na disputa seria muito bom para o município, que poderia ter alguém levando propostas importantes para o desenvolvimento da cidade nos setores comercial e industrial. Na ação contra o aumento de vereadores, vimos a Acifi envolvida com lideranças significativas da cidade, que devem ter papel decisivo no jogo eleitoral. Então, é bem provável que – ainda que indiretamente – a entidade acabe indicando alguém para a disputa.
A FEIRA
Confesso que esperava uma participação mais significante da cidade na feira da Acifi. O evento foi muito bem montado, com palestras interessantes e bons expositores. Porém, o público não prestigiou como era esperado. Pelo menos o pessoal envolvido no Festival do Morango – que destinou a arrecadação ao Centro de Nutrição Infantil – saiu satisfeito com os resultados. Espero que a entidade não desanime e mantenha o nível do evento para 2012, conseguindo estratégias para atrair mais público.
CIDADÃO LEGAL
Quem foi a feira se deparou com um grande boneco circulando pelo pavilhão. Era o Cidadão Legal, mascote de uma campanha da Acifi com a Receita Federal, que valoriza os empresários com boas práticas fiscais e de respeito à legislação trabalhista. Muito empresário deve ter ficado constrangido ao se deparar com o Cidadão Legal, mas eu achei muito bacana a ação, que trazia, além do mascote, panfletos alusivos à campanha.
RÁDIOS
Na feira da Acifi, notei a ausência de emissoras de rádio como a Transamérica e a Cidade FM, que têm participado de eventos como esses. Alguns amigos até vieram comentar a ausência comigo. As emissoras tradicionais (com concessão nacional) estavam todas presentes, com exceção da Itaipu FM, que arrendou o canal para a evangélica Rede Aleluia, do Bispo Macedo. Essas emissoras citadas, apesar de terem estúdio em Foz, têm antena na Argentina e são muito combatidas por empresários de Foz. No passado, elas tiveram até sua filiação a Acifi barrada pela diretoria. Um empresário do setor, porém, me garantiu que isso ficou para trás. Agora, as empresas estão filiadas à entidade e até participam do Núcleo de Comunicação. O fato de não estarem na feira não teve relação com qualquer impedimento da entidade. A Acifi agora é outra. Que fique esclarecido…
CBN
Por falar em rádio, quero parabenizar – ainda que tardiamente – o colega Luiz Carlos Chesini, que é o novo diretor geral da Rádio CBN Foz (AM 1320). Chesini é um companheiro de longa data e tive o prazer de trabalhar com ele em duas emissoras – Rádio Cultura e Rádio Foz. Excelente plantonista esportivo e repórter perspicaz, Chesini se destacou, mais ainda, como publicitário, atuando no departamento comercial de emissoras de rádio e TV e como diretor de agências de propaganda. Substitui um outro grande amigo, Jorge Pedroso, que preferiu trilhar outros caminhos e logo deve anunciar novidades em sua carreira. Desejo sucesso a todos: Pedroso, Chesini e CBN.
SARDENBERG
Nessa quinta (15/09/2011), a Rádio CBN Foz vai receber o renomado jornalista Carlos Alberto Sardenberg. Comentarista econômico da Rede Globo, Sardenberg é âncora da CBN Brasil e vai apresentar o programa de quinta desde Foz, nos estúdios da emissora iguaçuense. Chega e vai embora no mesmo dia. Certamente vai falar muito bem da cidade para toda a rede. Quem quiser ouvir, é só se ligar das 14h às 16h, em AM 1320 ou no www.cbnfoz.com.br .
Até mais!
Deixa Deus comandar o teu time no jogo da vida e seja um vencedor, sempre…
Neste espaço Washington Sena conta um pouco sobre os bastidores da política e do esporte municipal e estadual. Esta coluna mantém um canal direto com o colunista Washington Sena. É o clickfoz@wsena.com.br.