Previous slide
Next slide

Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu volta a atender rede básica

Previous slide
Next slide
O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que foi reativado na última quinta-feira, iniciou ontem, 22, o atendimento a Atenção Básica, que concentra 29 postos de saúde. Inicialmente, profissionais do município estão fazendo a coleta do material nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde. O trabalho começou pela Vila Yolanda, na região Central. A prioridade são gestantes, especialmente as que estão na primeira fase do pré-natal.

Os técnicos e auxiliares em laboratório estão coletando material para a realização de exames como hemograma, HIV, sífilis, glicemia, parcial de urina e toxoplasmose, entre outros, todos fundamentais no início da gravidez. “São exames importantes para a gestante, mas também para o companheiro dela”, explicou a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista. “O homem deve fazer o pré-natal junto com a esposa”, garantiu.

Na Vila Yolanda, a previsão é atender até o fim da tarde dessa terça-feira, 23, cerca de 170 pacientes do distrito Central. Já no distrito Nordeste, o ponto de coleta de material para exame será a UBS São João, e os procedimentos serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Na próxima semana, a coleta será feita no Profilurb II (dias 29, 30, 31 de agosto e 1º e 2 de setembro). Depois, segue na AKLP (5, 6 e 8 de setembro) e no Morumbi III (12, 13, 14, 15 e 16 de setembro).

O Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu foi reativado depois de três anos de terceirização dos serviços. Com o fim do contrato com a empresa que atendia a demanda, a nova gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) decidiu retomar o trabalho. “Fizemos um termo de cooperação com a Uniamérica, que adquiriu os equipamentos em regime de comodato e também poderá suprir a falta de recursos humanos da prefeitura, se houver”, explicou a secretária Alice Maria Macedo da Silva.

O laboratório iniciou as atividades na semana passada, atendendo prioritariamente ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck e unidades de Urgência e Emergência (UPA João Samek e PA do Morumbi). O município já tinha no quadro de servidores nove biomédicos, cinco auxiliares e dois técnicos de laboratório, que já estão atuando no atendimento do laboratório municipal.

Previous slide
Next slide