Search

Legislação em Braille de Foz do Iguaçu permite o acesso de deficientes visuais

Imagem: Assessoria
Pessoal da Câmara passou por treinamento para auxiliar os deficientes

Os deficientes visuais terão maior acesso à legislação de Foz do Iguaçu a partir desta sexta-feira (18). A Legislação Municipal consolidada em Braille é formada por aproximadamente 130 livros que contém desde a primeira lei, do ano de 1914, até as leis do ano passado e mesmo depois do evento estará à disposição para consulta de qualquer interessado com dificuldade visual.

Os avanços tecnológicos favorecem o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na superação das dificuldades derivadas da deficiência. São instrumentos que podem e devem ser implementados em todos os níveis da vida social e por todas as organizações pertencentes ou não ao setor público.

A Câmara Municipal irá disponibilizar durante a sessão solene de lançamento do terminal de votação da campanha Vote Cataratas que ficará a disposição da população na Casa de Leis como mais uma opção de voto.

Vote Cataratas – O evento tem início às 10h no Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e é uma parceria entre a Câmara Municipal e o Comitê Binacional Pró Vote Cataratas. Os deficientes visuais serão também inseridos na campanha onde as Cataratas do Iguaçu estão concorrendo para serem eleitas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Para isso uma equipe da Casa passou por um treinamento hoje (14) com o objetivo de  auxiliar na votação das pessoas com dificuldades. Além disso, o terminal de votação que ficará na Câmara Municipal irá possuir um software com suporte para que deficientes visuais possam realizar a operação sozinhos.

O voto é um direito democrático e deve estar à disposição de todos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 640 mil brasileiros são cegos e o maior problema virtual enfrentado por eles é a dificuldade em obter informações apresentadas visualmente e em navegar por meio do teclado.