Previous slide
Next slide

Mais dois colégios de Foz do Iguaçu podem migrar para o modelo cívico-militar

Previous slide
Next slide
Foto: Divulgação Rodrigo Felix / AEN.

No fim de outubro, uma consulta pública promovida em todo o estado do Paraná promoveu 186 colégios, dos 216 possíveis na consulta localizados em 117 municípios do Estado, para o modelo cívico-militar. 

A nova modalidade de ensino, que deve ser implantada já em 2021 nos colégios que obtiveram 50% + 01 voto favorável à implantação, funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembléia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

Para participar desse programa, foram selecionadas colégios localizados em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, e que além disso, possuam as seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertam ensino noturno.

Em Foz do Iguaçu, quatro colégios foram incluídos na primeira consulta pública. Foram eles os colégios Ipê Roxo (Cidade Nova), Carmelita S. Dias (Porto Belo), Costa e Silva (Jardim América) e Tarquinio dos Santos (Vila Iolanda). 

Ao fim da consulta pública, os quatro colégios obtiveram aprovação de 50% + 01 votos e devem passar para o modelo cívico-militar já em 2021. Agora, a Secretaria da Educação confirmou a migração para o modelo cívico-militar em mais 10 colégios da rede estadual, sendo que dois deles estão em Foz do Iguaçu. Os dois colégios que estão em consulta em Foz do Iguaçu são o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no bairro Maracanã e o Colégio Estadual Sol de Maio no bairro Três Lagoas.

A consulta pública segue até as 21h desta sexta-feira e professores, funcionários e pais de alunos matriculados nestes colégios podem votar. Caso o estudante seja maior de 18 anos também participa da consulta. Para votar é preciso levar um documento pessoal. Pais ou responsáveis votam de acordo com o número de matriculados sob sua tutela na escola, ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa leve sua própria caneta para registrar sua assinatura.

Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251. A migração acontece nas escolas onde houver aceitação do novo modelo pela maioria simples dos votantes, ou seja, 50% e mais um voto.

Previous slide
Next slide