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Marca Brasil comemora quatro anos como a imagem do país no exterior

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A Marca Brasil acaba de completar quatro anos como a imagem do país no exterior. Considerada um dos primeiros resultados do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, a marca é usada principalmente como o símbolo do turismo brasileiro. Desde sua criação, a Marca Brasil contabiliza 1.545 solicitações de uso sendo 877 relacionadas diretamente a turismo, 310 a produtos e serviços e 309 a outros órgãos, como universidades, ONGs e empresas diversas.

A imagem nasceu de uma concorrência nacional vencida pelo designer Kiko Farkas. Suas cores foram escolhidas a partir da opinião de turistas estrangeiros que, por meio de pesquisa, indicaram a sua visão do Brasil: o verde, que reflete as florestas; amarelo, que ilustra o sol e luminosidade; o vermelho e laranja, relacionados às festas populares; o azul do céu e da água; e por fim, o branco, para as manifestações religiosas.

“O resultado foi uma marca criada para ser a identidade internacional do turismo e dos principais produtos de exportação do Brasil, multicolorida e sinuosa, que reflete aspectos como alegria, luminosidade e modernidade. Hoje, ela está inserida no mercado turístico internacional junto a países pioneiros, como é o caso da Espanha, que criou seu símbolo em 1983”, explica o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.

Para o consultor internacional do Plano Aquarela, Josep Chias, a marca já mostrou o jeito brasileiro e a diversidade que o País oferece. “A Marca Brasil é atemporal, versátil e já esta consolidada como uma das melhores do mundo”, avalia.

Ao longo desses quatro anos de existência, empresas de turismo como a CVC, e companhias aéreas como Varig e TAM, aderiram à marca. Entre as empresas que utilizaram a Marca Brasil em seus produtos para exportação, destacam-se a Grendene, Nestlé, Rosa Chá, Penalty e Matte Leão.

A marca fez parte da campanha We do it Different, promovida pela Apex-Brasil para ressaltar os diferenciais dos produtos brasileiros durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. No mesmo ano, o símbolo teve grande exposição nacional ao fazer parte do desfile da escola de samba Portela, que levou à Sapucaí o samba-enredo Brasil, Marca a tua Cara e Mostra para o Mundo.

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