Previous slide
Next slide

Médicos de Foz do Iguaçu se manifestam em defesa da saúde

Previous slide
Next slide

Médicos de Foz do Iguaçu estarão alinhados nesta quarta-feira, 3, com a mobilização nacional "Vem para rua pela saúde". O protesto visa chamar a atenção para os equívocos que envolvem as políticas públicas do setor, em especial o subfinanciamento do SUS, e ainda a defesa da regulamentação do ato médico, da implantação de plano de carreira médica e da revalidação dos diplomas obtidos no exterior, contra a proposta do governo federal de “importar” profissionais sem a necessária comprovação de habilidades técnicas e domínio do idioma local.

As instituições representativas do setor de serviços de saúde, como a Federação dos Hospitais (Fehospar), Sindipar e Associação dos Hospitais do Paraná, solidarizaram-se com o segmento médico e a defesa de se oferecer a devida atenção à saúde, com mais recursos, desonerações tributárias e a recomposição dos valores dos procedimentos pagos pelo SUS, cuja revisão global não ocorre há mais de 10 anos. Como reflexo, assinala em nota o setor hospitalar, há um endividamento crescente dos prestadores, fechamento de serviços, desabastecimento e comprometimento da qualidade.

Apesar de emprestar apoio à mobilização, as entidades hospitalares indicaram que não há paralisação dos serviços assistenciais, sobretudo nos de urgência e emergência, cabendo a cada estabelecimento avaliar com sua equipe médica eventual reagendamento de procedimentos eletivos e consultas ambulatoriais, a exemplo do que vem ocorrendo nos consultórios.

SERVIÇO
Mobilização nacional dos médicos
Hora: 17h
Local: Praça do Mitre
 

Previous slide
Next slide