Previous slide
Next slide

Ministro do Desenvolvimento Agrário visita Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Elza Fiúza/ Agência Brasil
 

 

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel (foto), assina nesta quinta-feira (12), em Foz do Iguaçu, um termo de cooperação em parceria com a Itaipu Binacional e a Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (Adeop). A parceria beneficiará agricultores de toda a região.

A tecnologia utilizada por Itaipu no monitoramento ambiental das propriedades agrícolas da Bacia do Paraná 3 – o programa Sig@Livre – servirá agora, também, para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário possa avaliar a situação de 2.500 pequenas propriedades agrícolas da região, que poderão ser beneficiadas com financiamentos do Pronaf. O acordo que o ministro assinará com Itaipu versa justamente para o desenvolvimento desses estudos.
 
Com a Agência Regional de Desenvolvimento do Oeste do Paraná, o ministro assina o convênio que prevê o financimento a pequenas propriedades da região, desde que atendidas as condições previstas no Pronaf Sistêmico. Antes, este programa financiava exclusivamente a produção, isto é, repassava dinheiro ao produtor de acordo com a necessidade que ele teria para produzir soja ou milho, por exemplo.
 
Inicialmente, o Ministério de Desenvolvimento Agrário irá aplicar o Pronaf Sistêmico no Oeste do Estado, na área da Bacia do Paraná 3, como um projeto-piloto. Posteriormente, se se confirmar a sustentabilidade doprograma, ele será estendido a todo o país, mas ainda em fase de testes e de avaliações.

Programação – Cassel chega à cidade de Foz do Iguaçu no começo da tarde e segue direto para a Itaipu. Na usina, terá acesso aos principais trabalhos realizados pela Itaipu Binacional, especialmente o Parque Tecnológico Itaipu – um dos projetos de maior sucesso da Binacional, e a Unila – que ainda em fase de implantação.

Na sequência, por volta das 17h, acontece a assinatura do termo de cooperação e, logo depois, o tradicional plantio de uma muda de árvore – ato para registrar a visita das autoridades e personalidades à Usina – e o passeio pelos principais pontos de visitação da Itaipu.

Na sexta-feira (13), o ministro viaja para Cascavel para participar do último dia do Show Rural Coopavel, mais especificamente do “Seminário Internacional sobre Agroecologia e Cultivos Florestais”. Cassel aproveita a viagem até Cascavel para conferir de um ângulo privilegiado as regiões beneficiadas pelo projeto Cultivando Água Boa, iniciativa também desenvolvida pela Itaipu.

Previous slide
Next slide