Previous slide
Next slide

Município do oeste do Paraná investe em novo formato de Planejamento Estratégico

Previous slide
Next slide
A novidade de abrir o plano de metas e estratégias da gestão pública do município de Vera Cruz do Oeste agradou a todos. A ideia, que surgiu da parceria existente entre a Prefeitura e o Sebrae/PR, teve início no final de 2009 e resultou no aperfeiçoamento de projetos em andamento e na criação de novas soluções para o desenvolvimento sustentável do município.
 
Para o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus – que orientou o planejamento junto ao facilitador Wilsom Carlos Hubner, dividir responsabilidades e integrar as secretarias no planejamento vai gerar comprometimento entre as partes e, consequentemente, desenvolvimento. “Cada servidor possui um conhecimento específico de acordo com a área em que atua. Assim, no planejamento em conjunto, foi possível unir esforços e aproveitar ao máximo a capacidade de cada um. Além disso, a troca possibilita o bom clima organizacional e, principalmente, a transparência da gestão pública. Agora, todos são responsáveis pelas metas e estratégias que foram definidas”, avalia o consultor.
 
Segundo o prefeito do município, Eldon Anschau, é comum cada pasta administrativa desenvolver suas próprias metas, porém o resultado pode ser maximizado se houver a articulação de projetos em conjunto com outras secretarias. “O trabalho de planejar, que era feito de forma setorizada, foi aberto à discussão em conjunto. Desta maneira percebemos que muitos dos projetos andariam melhor se realizados em parcerias e de comum acordo com diversos setores da nossa administração”, salienta Anschau.
 
Conforme orienta Alan Debus, o trabalho de Planejamento Estratégico vai além das definições de planos e metas e, por isso, deve ser realizado com acompanhamento profissional. “É um trabalho minucioso, que deve ser bem pensado, uma vez que servirá de base de conduta a médio e longo prazo. É necessária a análise e o diagnóstico dos processos já realizados para que possam ser criadas alternativas de desenvolvimento”, aponta Debus.
 
“Agora que já avaliamos a gestão e temos as metas no papel é só seguir o cronograma e, ao final do ano, reavaliar os resultados obtidos e propor novas soluções. Recomendo este tipo de planejamento para todas as prefeituras”, declara Eldon Anschau.
 
Previous slide
Next slide