
Um mutirão de limpeza organizado pela Associação Náutica de Pesca Esportiva de Missal (Anpemi) retirou mais de uma tonelada de lixo do Lago de Itaipu, no último sábado, 12. A atividade ocorreu na praia artificial do Terminal Turístico de Vila Natal e no braço direito do rio São Vicente.
A ação mobilizou cerca de 60 pessoas e contou com o apoio da Itaipu Binacional, comitê gestor do Programa Cultivando Água Boa (CAB), Prefeitura de Missal, Lions Clube, associações de jipeiros e de trilheiros, entre outras entidades.
Além do lixo, o grupo fez o plantio de 150 mudas de árvores e a soltura de 1.500 alevinos de espécies nativas produzidos na estação de aquicultura da margem direita de Itaipu.

Seno Leopoldo Anton, do Comitê Gestor do CAB em Missal, disse que todo o lixo retirado do lago foi encaminhado para o barracão de reciclagem de Missal. Havia muito plástico, vidro, alguns móveis descartados, frascos de produtos químicos e até pneus.
Segundo ele, além da limpeza, o trabalho serviu como forma de conscientização da comunidade sobre a importância dos cuidados com o lago.