Previous slide
Next slide

Na BR 277, simulado treina equipes de resgate

Previous slide
Next slide

Um acidente envolvendo um veículo de passeio com vítimas e um caminhão tanque transportando combustível será simulado pela concessionária Ecocataratas na quinta-feira (26). A ação irá treinar cerca de 15 colaboradores da concessionária e da Defesa Civil, com participação da Polícia Rodoviária Federal. O treinamento acontece a partir das 10 horas, no Km 675 da BR-277, em Medianeira.

Segundo o coordenador de Tráfego da Ecocataratas, e responsável pelo treinamento, Everaldo Ruaro, o foco é treinar as equipes numa situação com grande amplitude muito próxima da realidade, com vazamentos de cargas perigosas e atendimentos a múltiplas vítimas. “Em ações como esta há a integração entre os órgãos que trabalham em conjunto. Isso é muito importante em um atendimento de emergência”, ressalta.

Na prática – No acidente do dia 19 de fevereiro, quando cerca de 6 mil litros de óleo escorriam de um caminhão até a nascente do Rio Cascavel, rapidez e precisão foram imprescindíveis para que a ocorrência não tomasse maiores proporções. No entanto, isso não seria possível se a equipe responsável pelo atendimento não dominasse os procedimentos. “É pensando nisso que a concessionária promove constantemente novos simulados, onde as equipes recebem atualizações e têm a chance de se aperfeiçoarem”, explica o gerente de Atendimento ao Usuário, Cleyton Cezarotto.

Assim que a concessionária toma conhecimento de um acidente envolvendo situações com cargas perigosas através do Centro de Controle Operacional (CCO), coloca em prática seu Plano de Atendimento a Emergências (PAE). A partir do CCO, é acionada a equipe de atendimento, que se desloca imediatamente até o local. O primeiro procedimento é a identificação do produto, seguido pelo isolamento da área, sinalização do local e da rodovia, socorro às vítimas e apoio aos órgãos oficiais.

Quando se faz necessário e para evitar riscos ao meio ambiente, simultaneamente outra equipe já atua impedindo novos vazamentos e montando barreiras de contenção. “Os acidentes com transporte de cargas perigosas ocasionam riscos de contaminação do solo, água e ar, podendo inclusive resultar em prejuízos à saúde da população. Este tipo de treinamento é importante para constantemente atualizar os mecanismos de segurança”, complementa a coordenadora de Sustentabilidade da Ecocataratas, Heleine Schiavo.

O simulado de Atendimento a Produtos Perigosos em Medianeira não irá interromper o fluxo de veículos. O local estará devidamente sinalizado.

Previous slide
Next slide