Search

Nilton Bobato, escritor, professor, vereador

Três celulares tocam quase que simultaneamente, Bobato diz “só uns instantinho, eu tenho que terminar de responder um e-mail aqui, já começamos”. Em meio a correria da atual vida que leva (a de vereador), conversamos sobre seu novo livro – que será lançado no sábado 17 de setembro – Prosa de Estrada, sobre seus livros antigos e sobre a carreira profissional.

Bobato é professor de Letras, formado pela Unioeste de Foz em Letras Espanhol. “Minha casa é o [Colégio Estadual] Almiro Sartori, mas já dei aula no Bartolomeu Mitre, Arnaldo Buzatto e Professora Carmelitas”.
No juventude (não que ele seja velho) Bobato era integrante de uma banda de rock, a Morthal, ele compunha as músicas e por isso se interessou pela poesia. Seu primeiro livro “Risos da Fronteira”, foi feito de forma meio artesanal, assim como os outros dois que vieram mais tarde. Além de poeta e músico, Bobato também foi fanzineiro, com outros amigos ele era responsável pelo fanzine “Kratos Magazine”.

Antes mesmo de terminar o Ensino Médio Bobato já era jornalista. Trabalhou na TV Naipi, Gazeta do Iguaçu, Correio da Notícia, O Paraná, Tribuna de Foz e foi colunista no Nosso Tempo. “Quando eu entrei na faculdade descobri que ser professor poderia ser algo fantástico, aí abandonei o jornalismo”.

Assita a entrevista com Nilton Bobato:

Em 2005 Bobato lançou seu primeiro livro editado profissionalmente, Prosa de Sacada. “Eu precisava de um título, e todos os contos foram escritos na sacada do meu apartamento”. Desde então ele vem escrevendo contos esporadicamente sempre que dá tempo, um apanhado deste trabalho rendeu sua última obra, Prosa de Estrada. E a história do título é a mesma, todos os contos foram escritos em viagens.

Em 2008 foi eleito vereador pelo PCdoB e desde então está licenciado das aulas no Estado, nesse meio tempo, entre uma prosa e outra publicou um livro de poesias, “Um Brinde a três amigos”, “a poesia é algo que te exige um estado de alma”. Por isso justifica suas últimas publicações em forma de contos. O escritor revelou ainda ter um romance pronto para ser lançado em pouco tempo.

Essencialmente escritor, Bobato é presidente temporário da Academia de Letras do Extremo Oeste do Paraná e representante da região Sul no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatud do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Este é Nilton Bobato, escritor, professor, temporariamente vereador, um militante das letras e amante da música.

Prosa de Sacada – será lançado em Foz do Iguaçu dia 17 de setembro, a partir das 19 horas, na sala de exposições Antônio Cabral de Mendonça, Fundação Cultural. O lançamento acontece também em São Paulo dia 19, em Brasília dia 21, no Rio de Janeiro dia 24 e em Curitiba dia 30.