Previous slide
Next slide

Novo presidente da Câmara de Vereadores diz que mesmo sendo situação irá fiscalizar Executivo

Previous slide
Next slide

 
Na quinta-feira (03) a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu volta aos trabalhos normais depois das férias coletivas de final de ano. Após dois anos de a Câmara ser presidida por Carlos Juliano Budel (PSDB) conhecido pela ferrenha oposição ao prefeito e quase seis anos presidindo a casa, Edilio Dall’Agnol (PSB) assume a mesa diretora.

Segundo Edílio nos próximos dois anos quer incentivar o diálogo de todos os setores do Legislativo, incluindo a oposição com o Executivo, e também aumentar os projetos que exigem fiscalização aos atos do prefeito.

Confira a entrevista:

Foto: Garon Piceli
Dall’Agnol promete ampla discussão com as classes socias

Clickfoz: A Câmara ficou seis anos tendo como o presidente um vereador ligado a oposição, o que a população pode esperar de sua presidência?
Edílio Dall’Agnol: Em seis anos na oposição, agora nós queremos um diálogo realmente com a população, dos vereadores com a prefeitura, pois a oposição radical acaba atrapalhando. Precisamos dialogar, pois é importante para a cidade. Os vereadores foram eleitos para poder ajudar através de projetos, diálogo com a prefeitura e planejamento. Com a chegada da Unila a cidade terá muitos investimentos. A cidade recebe também a partir de fevereiro R$ 400 milhões para gerar emprego em todas as áreas. Tínhamos dificuldade na qualificação de nossos jovens, até pelo momento que a cidade passou, as pessoas viveram do Paraguai por muito tempo e não se qualificaram.

Para nós vereadores é importante projetar ações para o bem estar para a população, trabalhando para a nossa cidade, e em beneficio dela. Fiscalizando sem perder o foco em ser uma Câmara que possa estar fiscalizando o executivo, conversando e dialogando sem radicalismo.

Clickfoz: Como você caracteriza a nova mesa diretora?
Edílio Dall’Agnol: São cinco vereadores de primeiro mandato, sendo: Rodrigo Cabral (PSB), 1º Vice-Presidente; Nilton Bobato (PC do B), 2º Vice-Presidente; Luiz Queiroga (DEM), 1º Secretário; e Paulo Rúbio (PDT), 2º Secretário. Temos uma que tem um bom introsamento com todos os vereadores, três desses vereadores fazem parte da base do prefeito, apenas eu e o Rodrigo Cabral que não fazemos parte, mas vamos continuar apoiando sempre os projetos e agora mais que nunca esses dois anos nós queremos fazer uma integração junto com a Itaipu Binacional. A Itaipu tem nos ajudado muito, e com a permanência do (Jorge) Samek tenho certeza que vai continuar nos apoiando. E é isso que nós queremos, queremos uma cidade melhor que seja boa para todo mundo, que seja uma cidade que traz pessoas do mundo todo para nos visitar, precisamos melhorar muita coisa, desde infra-estrutura do asfalto que está começando agora com R$ 10 milhões sendo investidos no recape, melhorar também o transporte coletivo, precisa ajustar, ou talvez ter a humildade de voltar como estava antes, foi um erro essa mudança, acho que a FozTrans errou. Precisamos continuar a melhoria na área de saúde, acredito que o Hospital Municipal estão sendo concluído, alguns postos de saúde sendo inaugurados, outros que foram terminados, outros em projetos de construção, isso o vereador tem que apoiar. Tivemos uma melhoria considerável na educação e isso é importante para nós que estamos na política.

Foi muito difícil me eleger vereador, foram 4 mandatos tentando ganhar a eleição. Sempre trabalhei com sinceridade, honestidade e apenas depois de 16 anos que eu fui me eleger vereador. Eu devo esse momento que irei passar na câmara depende da minha vida política, honestidade, sinceridade com que eu devo conduzir a câmara. Se estou aqui é porque Deus permitiu que eu estivesse, então tenho que fazer a minha parte.

Foto: Divulgação
Paulo Rúbio (PDT), Luiz Queiroga (DEM), Edilio Dall’Agnol (PSB), Rodrigo Cabral (PSB) e Nilton Bobato (PC do B) integram a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

 

 

Clickfoz: Como são todos vereadores de primeiro mandato, o senhor acha que esse “sangue novo” vai ajudar na realização de bons projetos?
Edílio Dall’Agnol: Vai ser importante o diálogo da mesa, é lógico que a experiência de outros vereadores é importante, como o Budel o Beltrame, eles tem uma grande experiência e se nós conseguirmos priorizar o diálogo aqui dentro é importante, pois temos grande afinidade na nova mesa diretora.

Clickfoz: Agora sobre a afinidade com o prefeito. Foz do Iguaçu há anos não vive essa sintonia de legislativo e executivo. Isso é um ponto positivo?
Edílio Dall’Agnol: Sim, é um ponto positivo. Entre o Budel e o prefeito (Paulo Mac Donald) parecia uma briga pessoal e isso acabou até atrapalhando. Nós não queremos isso. Tivemos uma reunião essa semana com os secretários com os vereadores com o prefeito. Queremos dialogar e trabalhar com todas as classes sociais de Foz do Iguaçu para que a população possa estar ganhando nesses próximos dois anos

Previous slide
Next slide