Previous slide
Next slide

Novos números da dengue no PR são divulgados pela Secretaria da Saúde

Previous slide
Next slide

A Secretaria da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o novo boletim da dengue no Paraná. Até 30 de outubro, o que corresponde à semana epidemiológica 43, foram notificados 9.048 casos, o que representa queda de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Destes, 842 casos foram confirmados por exame laboratorial, o que significa redução de 10,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O Paraná não registrou mortes pela doença em 2009.

Ainda de acordo com o documento, em relação aos casos confirmados, 728 são autóctones, quando a contaminação ocorre dentro do Estado, e os outros 114 são importados. Na divisão por regionais de saúde, das 22 existentes, nove tiveram casos autóctones. A regional de Toledo, que abrange 18 municípios, apresentou o maior número de confirmações, 249 no total. E a regional de Apucarana, que abrange 16 municípios, apresentou o menor número, uma no total. As outras 13 regionais não apresentaram casos autóctones da doença.

“A melhor maneira de prevenir a dengue é acabar com os criadouros do mosquito. Para isso o envolvimento da população é fundamental, pois precisamos acabar com focos de procriação do mosquito que geralmente estão nas residências, na água parada do quintal”, alertou o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin.

Segundo ele, o risco aumenta porque quando uma pessoa contrai a dengue pela primeira vez ela fica imune a um tipo de vírus. No entanto, se ela for picada novamente por um mosquito que transmita outro tipo do vírus da dengue o risco de evoluir para o quadro de dengue hemorrágica é muito grande. “A dengue hemorrágica mata. Não podemos mais ter a cultura de que a dengue é uma doença benigna, porque não é”, enfatizou Gilberto Martin.

A hora da dengue – A Regional de Saúde de Toledo organizou durante a semana do descarte a ‘Hora do Brasil contra a dengue’, um programa de rádio que foi veiculado em todas as rádios da região para sensibilizar os ouvintes sobre o combate à dengue. O programa foi ao ar no dia 14 em dois horários, às 9h e às 15h. “Devido ao clima favorável, a região de Toledo está mais propícia à proliferação do mosquito e consequentemente ao registro de casos da doença, por isso toda a iniciativa é válida”, explicou o coordenador da dengue na Regional de Saúde, Alberto de Jesus Fernandes.

No sábado (14) os 18 municípios de abrangência da regional organizaram atividades de mobilização. “As ações foram variadas, com muita criatividade. Alguns fizeram arrastão da limpeza, distribuição de panfletos, apresentação de peças teatrais nas escolas. O município de Palotina formou o comitê educacional, para envolver também a comunidade escolar. Outros municípios entregaram prêmios”, explicou Fernandes.

Para dar continuidade ao trabalho já realizado, no dia 12 de dezembro, outra ação está programa nos 18 municípios: será a ‘Pedalada contra a dengue’. “Cada cidade está organizando o seu passeio ciclístico, em parceria com a defesa civil, a comunidade escolar e as entidades civis. Será uma grande mobilização”, enfatizou o coordenador.

Previous slide
Next slide