Previous slide
Next slide

Nutricionista dá dicas para as festas de final de ano

Previous slide
Next slide

As festas de ano novo são festas para reunir as famílias e amigos, porém alimentos mal condicionados ou manipulados sem o cuidado necessário pode ser fontes de doenças.

É bastante comum, as famílias se dividirem e cada um trazer um prato, assim, todos colaboram para a festa, mas é preciso redobrar a atenção durante o preparo e acondicionamento dos produtos, são alguns cuidados essenciais para que a festa não termine no hospital.

Algumas dicas são importantes para garantir uma noite de réveillon.

O preparo muito antecipado é um risco bastante grande, principalmente se a mesa ficar posta horas antes da meia noite. ”Os alimentos precisam ser devidamente manipulados (higiene das mãos, dos utensílios e dos equipamentos são detalhes importantes), preparados, armazenados e acondicionados. Os alimentos frios como sobremesas e saladas devem permanecer a uma temperatura inferior a 5 graus (temperatura da geladeira) e os alimentos quentes a uma temperatura superior a 60 graus (abaixo de 5 graus ou acima de 60 graus o crescimento microbiano se faz lentamente ou se detem).

Não deixe alimentos prontos em temperatura ambiente por mais de 2 horas. Tem-se o risco de desenvolvimento de bactérias, ou suas toxinas, o que resultará em uma intoxicação alimentar, diarréia, vômito, dor de cabeça e mal estar são os sintomas mais comuns. Os microrganismos perigosos que causam doenças transmitidas por alimentos estão na terra, na água, nos animais e nas pessoas. Eles são transportados de uma parte para a outra pelas mãos, pelos utensílios, pelas roupas, panos, esponjas e qualquer outro elemento que não tenha sido cuidadosamente lavado/ higienizado, e um simples contato pode contaminar toda a preparação (alimento)

Refrigere o mais rápido possível os alimentos perecíveis e os cozidos. Alguns microrganismos podem se multiplicar rapidamente se o alimento for mantido em temperatura ambiente por muito tempo (eles necessitam de alimento, umidade, temperatura e tempo para se reproduzirem)

Não fique sem comer até o momento da ceia. Ficar sem comer até a meia noite resultará em uma fome imensa, e consequentemente, você comerá demais. Este excesso de calorias, concentrado em uma só refeição, é armazenado pelo organismo em forma de gordura localizada, gerando um aumento de peso e quem já tem ou esta no grupo com pré disposição para problemas como cardiovasculares, ou diabetes ou hipertensão deve ter cuidados redobrados.

Exageros também devem ser evitados. Você não precisa experimentar todos os pratos que estão na mesa. Faça escolhas. Isso vale também para as sobremesas.

Saladas e frutas não podem faltar à mesa. Elas possuem poucas calorias, são ótimas fontes de fibra (dão saciedade), algumas tem um índice bom de água (como a melancia e a alface) que ajudam na hidratação.

E por falar em hidratação, a água ou o suco de frutas não podem ser esquecido, principalmente para quem faz uso de bebidas alcoólicas. O organismo precisa de água para suas funções vitais, quando sentimos sede, o organismo está nos dando um alerta ,dizendo que já esta faltando água, que já está em estado de desidratação.

Por isso, não espere ter fome para comer e nem ter sede para consumir água. Lembre-se, a água deve estar presente.

Cozinhe ou asse por completo os alimentos. A correta cocção mata quase todos os microrganismos perigosos. Estudos mostram que se o alimento alcançar uma temperatura de 70 graus em todas as partes, ele se torna seguro para consumo. Carne mau passada deve ser evitada.

Lavar as latas de bebidas com água e sabão são atitudes simples mas que muitos esquecem.

Depois da ceia, guarde imediatamente as sobras das comidas na geladeira. Não deixe no forno do fogão ou na mesa.

Para aproveitar o que sobrou da festa é necessário um correto aquecimento. Um reaquecimento adequado elimina os microrganismos que podem ter se desenvolvido durante a conservação dos alimentos.

E para o dia seguinte, agregue frutas, verduras e água. Ficar sem comer não ira desintoxicar. Faça uma alimentação equilibrada, colorida e em quantidade adequada sempre e lembre-se você pode comer de tudo, mas não exagere em nada.

 

FABIANE MICHELA P.S. MARUJO
Nutricionista e chefe de cozinha
Especialista em Gerenciamento de
Unidade de Alimentação e Nutrição
com ênfase em Gastronomia
Especialista em Docência do Ensino Superior.
(45) 9982-7019

Previous slide
Next slide