Previous slide
Next slide

O Paraguai do século XXI

Previous slide
Next slide

Ficou para trás aquela velha imagem do Paraguai, de país que era conhecido pelas falsificações, pirataria, contrabando, tráfico de drogas e toda sorte de crimes. Hoje a realidade é outra. O Paraguai se reinventou. Mas, isso não se deu da noite para o dia.

Já passaram mais de uma década, desde a data em que Roberto Requião, então governador do Paraná, proibiu que a soja do Paraguai, que era exportada para vários países do mundo, através do Porto de Paranaguá, entrasse no solo paranaense devido a parte da produção ser de origem transgênica. Naquela dificuldade criada, surgiu a brilhante idéia de ecoar a produção através dos rios até chegar ao porto de Buenos Aires e daí para o mundo.

Hoje o Paraguai é o terceiro país do mundo em número de barcaças, atrás apenas da China e Estados Unidos. Isso foi apenas o começo de uma guinada que o Paraguai deu em sua história. O passo seguinte foi branquear a sua economia, com o Banco Central atuando forte para que o país voltasse a ter credibilidade juntos aos organismos internacionais. Isso foi alcançado.

Nunca antes em sua história recente o país experimentou o que está experimentando agora. A vinda de investidores brasileiros ao Paraguai tem sido uma crescente nos últimos dois anos. A política de integração comercial e econômica com investimentos do Brasil no Paraguai vai melhorar, crescer e fortalecer nos próximos anos devido as condições favoráveis que o país vizinho apresenta aos empresários que querem radicar-se no país e abrir suas empresas ou filiais delas.

Poucas imposições fiscais, a energia elétrica barata, leis sociais não onerosas, a segurança jurídica, bom ambiente de trabalho sem sobressaltos, são atrativos que garantem que a cada dia, mais pessoas, não só do Brasil, mas de outros países, estarão abrindo novas indústrias, criando empregos e negociando em solo paraguaio. Muitos, utilizando o sistema de Maquila.

O governo atual está de saída em agosto, mas o presidente eleito Mario Abdo Benitez diz que vai dar continuidade aquilo que foi positivo e ainda buscar os ajustes necessários para que o crescimento que o país experimentou nos últimos anos apresente números ainda mais expressivos nos próximos cinco anos.

Alguns nomes para compor o novo governo já foram anunciados. O restante deverá sair nos próximos dias. Embora a disputa tenha sido acirrada, Marito deverá governar com a maioria na câmara. Isso é importante para qualquer governo no início de seu trabalho. Pois é a garantia de aprovação dos projetos apresentados ao Congresso.

Ney Morales é colunista do portal Clickfoz.com

Previous slide
Next slide