Previous slide
Next slide

O primeiro passo do marketing eficaz

Previous slide
Next slide

 Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

 

Não há como não se preocupar com a vantagem competitiva do seu produto ou serviço. O mundo globalizado tornou a competição cada vez mais natural, é uma guerra de marketing constante. Todos se preocupam em comunicar, em estar a frente na propagando e publicidade, mas antes é essencial o conhecimento total do produto, o seu valor agregado e todo valor que ainda pode ser agregado.

Então vamos começar pelo começo. O que é produto?

Defini-se produto como algo que poder ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade. De forma ampla, a definição de produto envolve objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, organizações, idéias ou um misto de todas estas entidades. O mix de marketing começa então pela identificação, elaboração e adequação do produto à demanda do mercado local.

Hoje por exemplo, já se há o entendimento de que muitos produtos são vendidos pela sua experiência e pelo sentimento que causam, uma pessoa compra um carro de luxo pelo status e pelo prazer de dirigi-lo, ou seja, pelo sentimento e não pela funcionalidade do carro, muitos outros fariam o que ele faz por um preço muito menor, mas o valor agregado, ou sentimento, emoção agregado a este produto é o que o leva à vantagem competitiva.

Desta forma, conhecer seu produto implica em conhecer como ele pode gerar o máximo valor para o cliente seja em qualidade, funcionalidade, garantia ou traduzido em uma necessidade emocional. O produto deve estar dentro das expectativas do cliente. Se as pessoas precisam de mais tempo então como produtora de alimento você pode investir em congelado e usar como comunicação a liberdade de tempo que esse ato promove já que a cliente não precisa mais de horas na cozinha, entre outros exemplos.

Para vencer a competitividade dos produtos sejam físicos ou serviços é necessário estar de olho nas necessidades das pessoas sejam também tangíveis ou intangíveis. Muitas empresas estão entendo isso e nas suas pesquisas de mercado elas pesquisam os sentimentos dos clientes, o que eles pensam, o que eles precisam e como se sentiriam com determinado produto. O sentimento é muito importante, pois quando uma pessoa se sente satisfeita ela passa a adotar aquele produto.

Marketing nos dias de hoje tem a ver com entender não só de produtos, mas de pessoas, do comportamento dos clientes alvos para assim produzir o melhor produto e fazer a melhor comunicação, aquela que vai tocar os sentimentos, vender a marca, a idéia, gerar valor para o cliente e com isso para a empresa. Se as pessoas “comprarem” a idéia elas compram o produto.

Não perca tempo no mercado, pare para analisar, que produto ou serviço você vende? Ele está conectado com a necessidade de seus clientes? Você consegue identificar um sentimento na utilização deste produto ou serviço? Como pode fortalecer esse sentimento? Como pode tirar vantagem da necessidade das pessoas sobre este produto ou serviço?

A vantagem competitiva do seu produto só depende de você, encontre o “feeling” que ele possui e boas vendas!

 

 

Crescer –  Empresa Junior de Administração
Daline Aguilera
Presidente
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br
 
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade

 

 

Previous slide
Next slide