Previous slide
Next slide

Operação Ágata: Brasil reforça controles na fronteira com destacamento militar

Em Foz do Iguaçu, os esforços estão concentrados na Ponte Internacional da Amizade, o principal ponto de ligação entre o Brasil e o Paraguai.
Previous slide
Next slide

O Exército Brasileiro foi mobilizado novamente para intensificar a vigilância nas fronteiras do país através da Operação Ágata Fronteira Ocidental II, liderada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e pela 5ª Divisão do Exército. Desde novembro do ano passado, a operação já realizou importantes apreensões, avaliadas em cerca de 115 milhões de reais, incluindo drogas, cigarros contrabandeados, veículos e outras mercadorias ilícitas. O objetivo principal é combater crimes transfronteiriços como tráfico de drogas, armas e contrabando nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Em Foz do Iguaçu, os esforços estão concentrados na Ponte Internacional da Amizade, o principal ponto de ligação entre o Brasil e o Paraguai, onde cães treinados auxiliam nas inspeções veiculares em busca de substâncias tóxicas e explosivos. A operação é coordenada em estreita colaboração com órgãos de controle fiscal e segurança, como Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, como parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), que envolve 12 ministérios e 20 órgãos governamentais.

O Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, explicou a importância da Operação. “Vamos ter uma presença permanente aqui na fronteira, com efetivo muito significativo e interoperabilidade com os órgãos de segurança pública que é um dos nossos objetivos”.

Essas ações estão alinhadas ao Programa Integrado de Proteção de Fronteiras, estabelecido em 2016 para intensificar as medidas de controle e repressão ao transporte de mercadorias ilícitas na região. A Operação Ágata é uma das várias ações realizadas ao longo do ano para combater o crime na fronteira com o Paraguai, com destaque para a infraestrutura de inteligência em Foz do Iguaçu, incluindo o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal e o Centro Integrado de Operações de Fronteira, além da rede de câmeras equipadas com inteligência artificial, chamada Fronteira Tech, que foi instalada na Ponte da Amizade em 2019.

Como parte da tradição das operações de fronteira nesta última década, esta também não teve sua data de conclusão anunciada. 

Previous slide
Next slide