Previous slide
Next slide

Os problemas e as respostas

Previous slide
Next slide


 

Para começar 2012, perguntamos para o iguaçuense – tanto na internet como nas ruas, “qual é o maior problema enfrentado em Foz do Iguaçu” o objetivo da pergunta foi repercutir uma pesquisa nacional realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – que apontou a insatisfação nacional com a segurança e a saúde.

A resposta da população foi dividida entre a enquete realizada na rua e via redes sociais. (confira as matérias no rodapé)

Nas ruas as principais reclamações foram a falta de segurança e desemprego. Já na internet, Foz do Iguaçu carece de um planejamento urbano.

Analisando os dados pesquisados, é possível observar o nível crítico e grau de exigência dos dois públicos.

• Na internet a resposta foi mais elaborada, a falta de espaços comuns para o convívio social foi bastante citado como a principal carência de Foz do Iguaçu.

• No centro, na principal via comercial, com as pessoas sendo abordadas no pulo, o primeiro problema foi a falta de segurança e a grande violência que tem tomado conta da cidade.

A falta de segurança é um problema enfrentado por todos em Foz do Iguaçu, e as forças policiais sabem disso. De acordo com as matérias realizadas pela repórter Mariana Serafini, após estas pesquisas, parece que as Polícias têm encontroado um novo tempo em suas ações. Eles entenderam que a integração das forças tem dado resultado, a diminuição dos homicídios em Foz do Iguaçu, é prova desta união. Mas há muito mais o que se fazer. Em coletiva de imprensa, Marcos Araguari, delegado de homicídios, citou um seriado norte-americano como meta de seu trabalho. “As principais horas após o homicídio são cruciais para a resolução do caso, precisamos estar disponíveis para solucionar qualquer problema”. Com esta fala entendi que o policial sabe o que tem que ser feito, mas às vezes falta de pessoal e recurso impedem o bom trabalho.

Sobre o item falta de planejamento, buscamos o feedback com as secretarias de Planejamento Urbano e Secretaria de Obras. Não foi tão animador quanto os dados publicados pela segurança. Algumas obras foram anunciadas, mas pudemos sentir dos secretários de ambas pastas um discurso nem tanto progressista.

Nesta série de matérias, o Portal de Notícias Click Foz do Iguaçu fez uma ponte entre o leitor e os órgãos relatados nos problemas. Mostrando o resultado das forças policiais e das secretarias do poder Executivo. Serve também para a sociedade civil organizada se manifestar sobre o grau de insatisfação da população.

2012 será assim, um ano de conversas. Esperamos também que seja um ano de vermos resultados positivos para a população.

 

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

 


 

Garon Piceli é editor do portal Clickfoz, siga ele no twitter: @garonpiceli

 

 

 

 

Previous slide
Next slide