O programa Paraná + Viagem, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), consolida-se como iniciativa social, com foco na inclusão de públicos que, normalmente, não têm tanto acesso ao turismo. A viagem mais recente realizada pelo programa foi no último sábado (26) e levou 42 trabalhadores de indústrias têxteis do município de Santo Antônio do Sudoeste para conhecer Foz do Iguaçu, na região Oeste.
Desde 2024, quando começou a funcionar, até esta terça-feira (29), já viajaram gratuitamente para conhecer belezas e atrativos do Paraná 3.215 pessoas, de diferentes públicos. Os idosos são maioria, representando 60% dos viajantes. Ao todo, já foram realizadas 52 viagens desde o início do programa. O investimento aproximado é de R$ 1,9 milhão até o momento.
Pelo programa Paraná + Viagem, as prefeituras devem desenvolver um Plano de Trabalho e, após a aprovação pela Setu, recebem recursos estaduais para promoverem viagens dentro do Paraná. Os recursos podem ser usados para despesas como alimentação, hospedagem, transporte, guia de turismo e seguro viagem.
Para participar do roteiro mais recente, o município de Santo Antônio do Sudoeste selecionou funcionários de 15 indústrias de confecção locais. Eles trabalham diretamente na confecção de camisas, camisetas, jeans, calça social e roupas de alfaiataria.
“O governador Ratinho Junior entende a importância de focar esforços no turismo, o que é um dos diferenciais dessa gestão do governo estadual. Quando criamos essa oportunidade, levamos viajantes a conhecer mais dos nossos atrativos. Eles serão os propagadores da imagem do Paraná, valorizando o que temos de melhor em nossas regiões”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
OPORTUNIDADE ÚNICA – O programa tem sido responsável por impactar vidas, como é o caso de Rosa dos Santos, uma das trabalhadoras da empresa Mittotex, de Santo Antônio do Sudoeste, que teve a oportunidade de participar do programa.
“Não tenho palavras para agradecer e explicar o que senti com a viagem, porque nunca havia visitado Foz do Iguaçu, com aquelas Cataratas maravilhosas. Foi muito bom, uma experiência que vou levar para a vida toda”, contou a viajante, de 50 anos.
Sidney Vieira, da empresa Traymon, também relatou a sua experiência. “Fiquei surpreso ao receber o convite da empresa e foi uma experiência única. A Terra das Cataratas é incrível e inesquecível”, disse.
PROGRAMAS
O Paraná + Viagem é um dos três programas novos do Governo do Estado para a área do turismo. Os outros dois são o Paraná + Infra e o Paraná + Eventos.
O Paraná + Infra prevê qualificar a infraestrutura turística, melhorar a qualidade dos produtos e contribuir para a expansão do setor. O programa abrange obras de construção, reforma e revitalização, aquisição de equipamentos e sinalização turística.
Já o Paraná + Eventos atua na promoção de eventos regionais e geradores de fluxo, como shows, feiras e festivais gastronômicos ou folclóricos, dentre outros. Ele inclui repasse de recursos para os municípios realizarem e promoverem eventos, com o objetivo de ampliar a quantidade de viagens e roteiros internos, acarretando em um maior desenvolvimento local nos diversos setores da economia.