Search

Paranaense de Sinuca dá uma prévia do que será o torneio nacional

Imagem: Assessoria
Disputa foi acirrada no Paranaense de Sinuca

O Campeonato Paranaense de Sinuca, que aconteceu no último fim de semana, simultaneamente em três clubes, foi só um esquenta para o tão esperado Brasileiro de Sinuca, que começa quinta-feira (3) na capital paranaense. O destaque da categoria principal, a master, pela 13ª vez foi o “show man” Noel Rodrigues, que na final venceu com muita facilidade o vice-campeão brasileiro Fábio Anderson Luersen.

“Que venha o brasileiro”, exclamou o confiante campeão sulamericano, bicampeão brasileiro e 16 vezes campeão da Copa do Brasil. Na sênior, o destaque foi para o tricampeonato paranaense do empresário do setor de restaurantes Osni Xavier Kuss. Ele venceu na final em uma disputa muito acirrada, 5X4, o radialista Rogério Santos. Devido a uma viagem já programada, Xavier vai desfalcar o time paranaense na disputa do Campeonato Brasileiro. No feminino também não deu zebra, a Campeã Brasileira, a paranaense Mariana Carvalho, que depois de sete anos sem jogar voltou à ativa e conquistou em 2008 o título brasileiro na categoria, levou o ouro.

“Todas as atenções agora se voltam para o Campeonato Brasileiro, que terá sua abertura quinta-feira à noite, no Palácio de Cristal”, salientou Nélio Velasques, presidente da Federão Paranaense de Sinuca e um dos organizadores do evento. Vão jogar em busca do título máximo no país 96 atletas na categoria master, 96 na sênior, 32 no nine ball e 16 competidoras no feminino. Os jogos vão acontecer no Círculo Militar do Paraná e na Sociedade Thalia, mas as finais se concentram apenas no Círculo, no domingo, e serão disputados em uma melhor de 13, com intervalo.

Quer dizer, quem vencer sete partidas antes leva o caneco para casa. Duas atrações estão programadas para o coquetel de abertura do Brasileiro, 19h30, no Palácio de Cristal, no centro da capital paranaense. É o jogo da final da Copa Aniversário da Federação, entre Noel Rodrigues e Eduardo Abilhoa, e um jogo exibição, entre os atletas brasileiros com experiência internacional Adriano Correa e Vinicius Fukuta. Também está confirmada a presença no dia abertura do evento do presidente da Confederação Brasileira de Sinuca, João Bonavigo. Quem não puder assistir aos jogos pessoalmente vai ter a opção de assistir as partidas ao vivo pela internet, pelo site da federação, www.fprsinuca.com.br ou pela página especializada no esporte Ponto da Sinuca, no www.pontodasinuca.com.