Previous slide
Next slide

Paranaenses são vencedores do concurso nacional Furnas Geração Musical

Previous slide
Next slide

Os músicos Fernando Deddos, 25 anos, e Danilo Koch Jr., 24 anos, alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), venceram a terceira edição do concurso Furnas Geração Musical, na categoria “Música de Concerto”, realizada na noite da terça-feira (7) no Rio de Janeiro. O Duo Primo é o primeiro duo de percussão (Danilo) e eufônio (Fernando) na história musical brasileira e concorreu com músicos de outros seis Estados. “Nosso projeto está dando certo e agora fomos coroados”, afirmou Fernando.

O Duo disputou com músicos do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso. Para a final do concurso, realizado a cada dois anos, o grupo preparou um repertório diversificado, com as obras “Four Dialogues for Euphonium and Marimba”, de Samuel Adler e “Café 1930”, de Astor Piazzolla. Eles apresentaram também obra “Ratatá”, escrita por Fernando.

“As peças foram escolhidas com base no que vínhamos tocando. Mas, recentemente, começamos a fazer arranjos e adaptações. A obra de Piazzolla foi um bom exemplo deste novo trabalho”, explicou Fernando. Ele disse que a proposta é divulgar o estilo musical e os instrumentos, como o eufônio, desconhecido pela maioria das pessoas.

De acordo com a diretora da Escola de Belas Artes, Anna Maria Lacombe Feijó, o eufônio tem técnica similar ao do trombone. “É muito difícil de ser tocado, e o Fernando toca com uma delicadeza e sonoridade que dá condições para que ele se destaque em qualquer lugar do mundo. Além de técnica, Fernando tem uma sensibilidade privilegiada”, disse Anna Maria. “Eles fazem um trabalho incrível, dentro da atualidade”, avaliou a diretora.

O produtor do concurso no Paraná, Daniel Binotto, afirmou que a vitória dos músicos paranaenses evidencia a importância da Arte no Estado. “O Paraná possui duas faculdades de artes públicas (Faculdade de Artes do Paraná e Embap) que engrandecem o nome do nosso Estado”, salientou.

Para o maestro Edino Krieger, o Duo impressionou. “Além de musicalidade e técnica, o Duo Primo tem um componente quase imponderável e mágico. Aquela energia capaz de ser sentida quando o grupo toca. Isso chamou a atenção. O repertório traz consigo o elemento inovador e é apresentado de uma maneira criativa. Eles têm condições de fazer sucesso em qualquer lugar”, disse.

“Pudemos constatar que existe uma nova geração de músicos de primeira categoria, em um patamar de perfeição técnica e musical. Isso também chama atenção para outro fator: há um progresso no ensino musical brasileiro que não é restrito apenas ao eixo Rio de Janeiro – São Paulo”, acrescentou Krieger.

Como premiação, Fernando e Danilo farão um concerto, vão participar de turnê nas oito capitais onde o concurso foi realizado, gravar um CD e, durante seis meses, ter aulas no Conservatório de Música Brasileira do Rio de Janeiro. “Queremos abrir possibilidades de mercado de trabalho a partir da projeção nacional de jovens talentos. Assim, também incentivamos outras pessoas”, afirmou o coordenador dos programas socioculturais de Furnas, Ubirajara Frontin de Oliveira.

Previous slide
Next slide