Previous slide
Next slide

Parque Ecológico Domingos Zanette é revitalizado em Santa Terezinha de Itaipu

Previous slide
Next slide

 

Ainda fazendo parte das comemorações dos 30 anos de emancipação do município de Santa Terezinha de Itaipu, a prefeitura do local apresentou nesta sexta-feira (4) à população a revitalização do Parque Ecológico Domingos Zanette. Uma ampla área verde, de 42 mil m2 às margens da BR-277, para lazer, esporte, descanso entre outras atividades. O nome foi uma homenagem ao ex-subprefeito da região, Domingos Zanette, morto em 1997. No ano seguinte, na primeira gestão da prefeita Ana Carlessi, a criação do parque que leva seu nome. Carlessi relembrou como era o atrativo nos primeiros anos.

 

Foto: Antonio Pitondo
Prefeita de Santa Terezinha, Ana Carlessi
“Nós tínhamos uma favela, com 70 famílias morando precariamente neste local. Além disso, aqui perto nasce o rio Tucano logo após a BR. Quando ganhamos o Parque Domingos Zanette, nós ficamos muito felizes, pois tivemos condição de fazer um local para a população vir, desfrutar e fazer suas caminhadas. A prefeitura comprou uma área de terra, onde levou o conjunto ‘Nova Jerusalém’. A prefeitura loteou, deu um terreno para cada morador e ainda ajudou cada um construir sua própria casa”, disse.
 
A prefeita comentou o fato de essa ser a primeira grande reforma feita no local. As obras custaram em torno de R$ 80 mil, com recursos próprios do município, segundo a prefeita. Além disso, o parquinho para as crianças foi uma doação do Provopar e a academia a céu aberto foi doada pela Itaipu Binacional.
 
“Passou-se os anos e nunca foi feito nada aqui, no Parque Domingos Zanette. E agora, com recurso próprio da prefeitura, estamos refazendo, porque temos um número de pessoas bastante grande que andam aqui, tanto de manhã, quanto de tarde, pela sombra e pela beleza do lugar. Temos novas trilhas, cerca de 1.300 metros, limpamos o primeiro açude, logo limparemos o segundo, e criamos o ‘Cantinho do Palmito’, o ‘Canto da Palmeira’, ‘Canto dos Ipês’, e as pessoas que visitarem, com certeza ficarão bastante satisfeitas”, explicou.
 
De acordo com Carlos Milioli, gestor ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, mais de 500 espécies de plantas foram colocadas em torno do Parque.
 
“Com essa revitalização, colocamos mais de 500 espécies e mudas de plantas. Inclusive o palmito, que é uma árvore nativa da nossa região. Com isso, pretendemos fazer educação ambiental, trazer alunos aqui e mostrar o trabalho. Tivemos o carinho de fotografar antes como era a área. E com este trabalho de educação ambiental, faremos um workshop, para mostrar quais são as diferenças e pedir para que a população ajude a cuidar e preservar o local”, afirmou.
 
Foto: Antonio Pitondo
Crianças de escolas municipais participaram da entrega de revitalização do Parque Domingos Zanette

 

O professor Sebastião era o vice-prefeito da cidade, quando o Parque Domingos Zanette foi inaugurado. Ele destacou sobre o fato de o parque ser referência no município. “Isso aqui praticamente é o cartão postal de nossa cidade”, comentou. Após o discurso das autoridades, um bolo de 30 metros foi servido às crianças de escolas municipais e moradores da região. 
 
Previous slide
Next slide