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Pesquisa mostra preocupação com a poluição visual em Foz do Iguaçu

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Uma pesquisa realizada com mais de duzentas pessoas contribuiu para a Minuta do Projeto de Lei “A Foz que eu quero ver”. Desenvolvido pelo Fundo Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional,o projeto visa diminuir a quantidade de placas publicitárias em vários pontos da cidade, diminuindo assim, a poluição visual em Foz do Iguaçu.

 

Ao todo, dez perguntas de múltipla escolha foram feitas pela internet . A pesquisa ficou no ar de 20 de junho a 29 de novembro. Uma das perguntas era se as pessoas achavam que a poluição visual está ocorrendo de maneira excessiva em Foz. Mais de 70% (173, no total) dos entrevistados consideraram que sim. Os que acharam que não foram aproximadamente 25,2%, ou 62 dos entrevistados.

Para virar lei, o projeto precisa ser apresentado na Câmara Municipal, ser aprovado pelos vereadores e depois sancionado pelo prefeito. O autor da proposta, o jornalista Gilmar Piolla, presidente do Fundo Iguaçu e Superintendente de Comunicação da Itaipu, escreveu um artigo no início de agosto falando sobre a importância de despoluir visualmente a cidade.  “Para manter Foz do Iguaçu limpa e bem cuidada, como se fosse a extensão da nossa casa, precisamos despoluir a paisagem urbana, que é um bem público, um patrimônio de toda a coletividade”, explica.
 
Para conduzir essa ação, foi contratado um consultor do Rio Grande do Sul. Mario Verdi é Presidente da Associação em Design do RS. Segundo ele, o projeto vai se focar principalmente no comércio e na mídia externa. “Da forma como está estabelecida atualmente todos saem perdendo. A cidade perde, o operador de mídia perde, o comerciante perde e por final o cidadão perde”, afirmou. Se aprovada, a “limpeza” nos outdoors deve começar em 2012.
 
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