Previous slide
Next slide

Pint of Science começa nesta segunda-feira, 14

Previous slide
Next slide

Segunda-feira é, sim, dia de tomar uma cerveja no bar. E o happy hour de hoje será no King’s Pub e no Guns ‘n Beer Pub que recebem o primeiro dia do Pint of Science, em Foz do Iguaçu. Os debates vão tratar sobre dois temas: os bastidores do mundo da ciência (no Guns) e o mundo das fake news (no King’s). O encontro começa às 19h30 e tem entrada gratuita. Os bares oferecerão descontos nas cervejas nos dias do evento.

O comunicador Ramon Lourenço e o cientista da computação Lucas Nathan dividem o palco do King’s Pub (Rua Bartolomeu de Gusmão, 1093) no debate sobre fake news e as mídias sociais. “Vamos falar sobre o fenômeno do compartilhamento das notícias falsas e os elementos que envolvem este processo”, resume Ramon. Mestre em comunicação, ele se interessou pelo tema ao perceber o impacto das “fake news” na forma como analisamos o dia a dia.

“Queremos debater sobre as informações que compartilhamos na internet e como as empresas utilizam estas informações”, complementa Lucas Nathan, que tem se dedicado a estudar sobre segurança cibernética nos últimos anos. “Tenho pesquisado sobre como nos defender em um mundo cada vez mais conectado e como o uso errôneo da tecnologia pode potencializar os crimes”, conclui.

No mesmo horário e não tão longe dali, o Pint of Science entra nos bastidores da produção científica, explorando como se relacionam os grupos de pesquisa dos cientistas Fábio Plut, do PTI, e Márcio de Sousa Goés, da Unila. O bate-papo sobre a filosofia na ciência acontece no Guns ‘n Beer Pub (Avenida Paraná, 960), também após as 19h30.

“A ideia é mostrar como alguns materiais podem proporcionar conforto para a sociedade”, resume o doutor em Química pela Unesp, Márcio Goés, que coordena o Grupo de Pesquisa em Química e Materiais Avançados da Unila. “O principal foco da discussão serão os materiais usados para conversão ou armazenamento da energia ou, em outras palavras, como faço para gelar a minha cerveja sem ter que usar a tomada”. O doutor em físico química pela UFSCar, Fábio Plut, que coordena um grupo de pesquisa em Desenvolvimento de Baterias Industriais no PTI, também participa do debate. Informações, aqui.

Por três dias, seis temas científicos serão debatidos nos bares das cidades, sempre dois a cada dia. O Pint of Science acontece simultaneamente em 21 países e em 56 cidades brasileiras e fala sobre ciência de uma forma clara e acessível. Em Foz do Iguaçu ele é organizado por professores, alunos e profissionais da comunicação da Unila e da Itaipu. O patrocínio é do Parque das Aves.

Previous slide
Next slide