Previous slide
Next slide

Pontos de Cultura são tema de debate em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu promoveu um encontro com a participação de representantes do Ministério da Cultura, bem como representantes de Pontos de Cultura de municípios da região Oeste, como São Miguel do Iguaçu, Maripá, Pato Bragado e Toledo e também o representante do Pontão de Cultura de Curitiba, Luiz Felipe Porto.

A assessora especial do Ministério da Cultura – representação regional, Eleonora Kehles Spinato considerou que a adesão dos Pontos de Cultura dos municípios junto ao ministério é de fundamental importância, para deixar de ser apêndice do sistema e passe a ser gestor. “É necessário que tenha objetivos, metas, recursos, conselhos, participação da sociedade civil, representantes do poder público, e faça interface com as demais secretarias que compõem a administração”, disse.

Segundo a coordenadora regional dos pontos de cultura – região sul, Carla Ribeiro o objetivo do encontro é reforçar a importância da adesão dos Pontos de Cultura dos municípios do Paraná ao Sistema Nacional de Cultura – SNC. E, também buscar parcerias junto a órgãos e instituições locais para a realização do evento Teia Paraná no mês de novembro em Foz.

“Os Pontos de Cultura dos municípios precisam aderir ao SNC, caso contrário ficam impossibilitados de promover os Pontos de Cultura, firmar convênios, adquirir repasses de recursos, de fundo a fundo, entre outros subsídios.”, avaliou a coordenadora.

O assessor cultural da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, disse que o avanço na área cultural, relativo aos pontos de cultura, depende da mobilização dos envolvidos. Em Foz existem apenas dois pontos de cultura, a Casa do Teatro e o Cia de Teatro Amadeus. “Estamos pleiteando junto a Secretaria de Estado da Cultura 14 pontos de cultura para Foz”, disse. Os pontos de cultura são promotores de atividades artísticas e culturais, realizadas pela comunidade e para a comunidade como oficinas de dança, teatro, artesanato, e outras. 

Previous slide
Next slide