Previous slide
Next slide

PR alcança meta de vacinação contra poliomielite

Previous slide
Next slide

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) encerrou nesta sexta-feira (26) e alcançou 96,95% de cobertura no Paraná, sendo o primeiro estado do país a atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde – de 95%. A média nacional foi de 84%. Ao todo, o Paraná vacinou 752.023 crianças menores de cinco anos.

“Com essa proteção, garantimos a imunidade das nossas crianças contra a poliomielite, que não atinge o Paraná desde 1986. Queremos manter a erradicação da doença no Estado e para isso já convocamos que todos os pais levem seus filhos para tomar a segunda dose, no dia 22 de agosto”, reforça o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

Lançada pelo secretário da Saúde em São José dos Pinhais, no sábado (20), a primeira etapa da campanha mobilizou mais de 12 mil profissionais de saúde, que atuaram em 7.980 postos de vacinação espalhados pelo Paraná. Além das unidades de saúde, a vacina foi disponibilizada em outros locais – supermercados, shoppings, escolas, etc – por mais uma semana. “A prorrogação teve como objetivo atingir a meta do Ministério da Saúde de atingir pelo menos 95% de cobertura vacinal entre a população infantil de até cinco anos, dando mais tempo para que os responsáveis realizassem este ato de cidadania”, explicou Martin.

Índices – No Brasil, mais de 13 milhões de crianças foram vacinadas. Depois do Paraná, São Paulo com 92% e Rio de Janeiro, com 91% foram os estados que atingiram os melhores índices. No País, a doença está erradicada desde 1994, entretanto, como há registros de casos de poliomielite em países como Ásia e África permanece a necessidade de vacinação em todo território.

 

Previous slide
Next slide