Previous slide
Next slide

Prefeito de Ciudad Del Este convoca protesto contra a violência na cidade

Prieto expressou sua indignação e preocupação com a situação de segurança na cidade. Em seu vídeo nas redes sociais, ele destacou a necessidade urgente de uma resposta eficaz das autoridades de segurança para conter a violência crescente e garantir a segurança dos cidadãos trabalhadores de Ciudad Del Este.
Previous slide
Next slide

Na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Ciudad Del Este, capital do Departamento de Alto Paraná, no Paraguai, Miguel Prieto, utilizou suas redes sociais para convocar a população a se manifestar contra a crescente onda de violência que assola a cidade nos últimos meses.

Em um vídeo postado nas redes sociais, Prieto expressou sua preocupação com a frequência dos incidentes, que incluem invasões domiciliares, arrombamentos e assaltos a comerciantes e cambistas. O prefeito destacou a gravidade da situação, que tem resultado em perdas de vidas inocentes.

“Todos os dias há assaltos. Todos os dias há insegurança. Eles estão matando pessoas inocentes”, declarou Prieto no vídeo. Ele também expressou sua frustração com a resposta das autoridades policiais, afirmando: “Não vejo nenhuma possibilidade de que eles estejam fazendo qualquer coisa suficiente”.

Em um apelo à ação, Prieto anunciou o fechamento de todas as secretarias municipais na próxima segunda-feira, exceto a Arrecadação Municipal, e convocou a população a se reunir em frente à Prefeitura Municipal, de onde devem seguir em caminhada até a sede da polícia. O prefeito enfatizou que o objetivo do protesto é exigir uma resposta eficaz das autoridades de segurança.

“Queremos que eles reajam. Queremos que essa onda de assalto pare. Queremos maior segurança para as pessoas que trabalham”, ressaltou Prieto.

VEJA O VÍDEO ONDE O PREFEITO CONVOCA A POPULAÇÃO

O prefeito deixou claro que o protesto não se trata de exigir algo quase impossível como a interrupção do tráfico de drogas ou a eliminação do crime organizado, mas sim de garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos trabalhadores de Ciudad Del Este.

A gota d’água

O chamado para o protesto veio após um fato alarmante revelado durante uma conferência de imprensa concedida ontem pelas autoridades policiais do Alto Paraná.

Durante a conferência, foi confirmada a participação de um agente do setor de Investigações Criminais, o suboficial Inspetor Isabelino Espínola, conhecido como “Pindú”, como informante de um grupo criminoso que agrediu e assaltou três paraguaios originários da cidade de Encarnación. Os três doleiros foram despojados de R$ 300 mil em um posto de gasolina em Ciudad Del Este.

O caso ganha contornos ainda mais graves pelo fato de que Espínola deveria estar indiciado e preso. Surpreendentemente, nem mesmo o agente fiscal encarregado da investigação do assalto milionário tinha conhecimento do envolvimento de policiais no incidente.

O protesto está marcado para segunda-feira, a partir das 8:00 da manhã, em frente à Prefeitura de Ciudad Del Este. Prieto convidou todos os cidadãos que desejam se unir na luta contra a violência a participar do evento.

Previous slide
Next slide