Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu realiza no sábado (27) força-tarefa de combate a dengue

Previous slide
Next slide
A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu, promove neste sábado (27), uma ação de combate a dengue programada para as regiões com maior índice de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.  O trabalho tem início às 4 da manhã, com aplicação de inseticida (fumacê), e segue até às 20 horas, em bairros das diversas regiões da cidade. No CCZ as equipes estarão de plantão para atender denúncias da existência de focos de dengue através do telefone 3524-8848. Em Foz já são 607 casos de dengue e mais de 1.500 notificações estão sendo examinadas.
 
Regiões – O trabalho começa com aplicação de inseticida nas regiões do Centro, Conjunto Libra, Boicy, Campos do Iguaçu, Residencial Bordin, Jardim América, Vila Yolanda, Jardim Central, Vila Pérola, Jardim Itaipu, Vila São Sebastião, Monsenhor Guilherme, Jardim Califórnia e  Porto Belo, o que acontece das 4 às 14 horas. A partir deste horário até às 20 horas, na região da Vila C e no Parque Presidente II.
 
As ações de combate a dengue no município acontecem de segunda a sábado, com a participação de mais de 300 pessoas, entre agentes de endemias e comunitários de saúde. A orientação é que as pessoas auxiliem no combate eliminando água parada, onde focos se multiplicam. Importante que todas as pessoas façam diariamente buscas nas suas casas, eliminando locais que possam acumular água.
 
Cuidados – A orientação é que as pessoas cuidem para que vasos de flores não juntem água, mantenham caixas d água, cisternas e filtros tampados, bem como lixeiras.Os tonéis e depósitos de água devem ser lavados com bucha e sabão, bem como recipientes de água para animais domésticos.
 
É preciso observar ocos de árvores e cacos de vidros nos muros, tratar da água de piscinas, lagos, cascatas e espelhos d água decorativos; observar ralos de cozinha, banheiros, saunas, duchas, vasos sanitários sem uso, etc., para ver se estão entupidos, com água acumulada; manter calhas limpas e sem folhas ou materiais que possam impedir o escoamento da água.
 
Os pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guardar em local coberto, de preferência, furados. Recipientes como garrafas de vidro ou pet e baldes devem ser guardados vazios e de boca para baixo. Finalmente, lixos e entulhos devem ser evitados. Estas indicações fazem parte do programa de controle e educação contra a dengue do CCZ.
Previous slide
Next slide