Previous slide
Next slide

Primeira Declaração dos Empreendedores Individuais pode ser feita gratuitamente

Previous slide
Next slide
Chegou o momento dos Empreendedores Individuais (EI) – aqueles que regularizaram seu pequeno negócio em 2010 – prestarem contas ao Governo Federal. Até o dia 31 de janeiro eles têm que entregar a primeira Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal do Brasil e se tiverem dificuldade no preenchimento poderão contar com os serviços gratuitos de um contador.
 
Os EIs que se inscreveram a partir de julho de 2009 (no Paraná, especificamente a partir de setembro de 2009) já entregaram a primeira declaração em 2010, ou seja, a segunda declaração destes empreendedores, que deverá ser entregue até dia 31 de janeiro de 2011, não se enquadra dentro da gratuidade.
 
O presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke, recomenda às empresas de serviços contábeis e profissionais do setor que façam esta primeira declaração de forma gratuita, independente de quem fez a abertura da empresa. Kalinke lembra que a classe contábil assumiu esse compromisso com o Governo Federal para contribuir com a redução do volume de informalidade no Brasil, elevando os informais à categoria de Empreendedores Individuais e agora chegou a hora de honrar esse compromisso fazendo, de forma gratuita, a primeira Declaração do IR.
 
Para o presidente do SESCAP-PR, o auxílio na primeira declaração de forma gratuita é muito importante porque “é uma contrapartida que o setor dará ao Governo Federal por ter sido beneficiado pelo Anexo 3, que rege o enquadramento das empresas de contabilidade no Simples Nacional”. Além disso, destaca, é importante ter uma visão empreendedora nessa hora, porque “o pequeno empreendedor que receberá o serviço gratuito hoje pode ser o cliente de amanhã”, afirma.
 
Importante lembrar também que deverá ser entregue até o dia 28 de fevereiro de 2011 a Relação Anual de Informação Social – RAIS disponível no site do Ministério do
Trabalho, informando se contratou ou não empregados em 2010.
 
Dúvidas podem ser sanadas no Escritório Regional de Foz do Iguaçu, na Rua Quintino Bocaiúva – 682, salas 31 e 32, ou pelo telefone: (45) 3572-3948 ou pelo site www.sescap-pr.org.br.
Previous slide
Next slide