O 1° Café com Turismo reuniu lideranças do setor turístico para discutir e analisar ações para os anos de 2012, 2013 e 2014. Durante toda manhã, os representantes das diversas entidades ligadas ao turismo, puderam alinhar ideias e discutir uma visão comum e os projetos prioritários ao turismo no destino para os próximos anos.
Durante o evento foi apresentado o Núcleo de Projetos e Captação de Recursos para o Turismo, projeto executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu com apoio do Fundo de Promoção e Desenvolvimento Turístico do Iguaçu que será responsável em auxiliar na captação recursos para o Destino Iguaçu, dando às entidades e associados a dimensão dos recursos disponíveis no mercado e a melhor forma de buscá-los.
A principal função do Núcleo será apoiar os técnicos das instituições na elaboração dos projetos. O objetivo é constituir um banco de projetos estratégicos do destino, que atenda à visão comum e beneficie o maior número de pessoas possível. Para 2012, o Núcleo disponibilizará on-line um Banco de Fontes Financiadoras nacionais e internacionais. Com essa ferramenta, os gestores públicos e técnicos poderão realizar buscas em tempo real. Hoje, já foram elencadas mais de 500 entidades públicas, privadas e do terceiro setor com esse fim.
Esse trabalho de forma integrada, visa a uma oferta turística ampliada e promover um desenvolvimento sustentável e ordenado do turismo na região.
Grupos de trabalho – Os participantes do Café foram divididos em grupos para priorizar as ações e projetos em andamento, além de acrescentarem projetos ou melhorias, avaliados como essenciais para o turismo local e regional.
Ao final, os grupos elencaram os trabalhos e projetos dos próximos três anos. Foram avaliados projetos para as treze dimensões que compõem o Índice de Competitividade para os Destinos Indutores do Turismo Regional, metodologia utilizada pelo Ministério do Turismo como: infraestrutura e acesso; serviços, equipamentos e atrativos turísticos; marketing, políticas públicas, cooperação regional; monitoramento, economia local, capacidade empresarial; aspectos sociais, ambientais e culturais.