Previous slide
Next slide

Procon alerta variação de 70% nos preços de brinquedos em Foz

Previous slide
Next slide
Na próxima segunda-feira, 12, é comemorado no Brasil o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Para muitos pais, padrinhos e familiares a data é marcada pela troca de presentes às crianças e os dias que antecedem o feriado são o momento de escolher o que comprar. 

Neste período, geralmente as lojas ficam cheias, alguns estabelecimentos aproveitam para lançar produtos e faturar, enquanto outros tentam vender estoques antigos com promoções e descontos especiais. O Procon de Foz do Iguaçu fez uma análise da pesquisa feita em 2014 com mercadorias para crianças e comparou com valores atuais. A variação de preço dos brinquedos pode chegar a 70%, por isso, o alerta antes de escolher o produto.

“A recomendação é para que os pais pesquisem bastante antes de comprar qualquer presente às crianças. Em São Paulo, a variação no preço dos brinquedos já chega a 120%, aqui em Foz os preços variam entre 60 e 70%. É importante olhar e analisar essa variação o máximo que puderem para não comprar um produto mais caro”, disse o diretor do Procon, Sérgio Barros da Silva.

Outra dica é verificar o selo do Inmetro na embalagem, pois o brinquedo que possui o selo tem total garantia e representa que já foi testado e comprovado. Se o presente escolhido for uma roupa ou algum produto de fácil e rápida constatação, é indicado fazer um teste na hora, na própria loja. O consumidor deve abrir o produto ou provar a mercadoria para que, em caso de defeito, o proprietário faça a troca imediata, válido também para brinquedos com pilhas. “O indicado é colocar as pilhas na hora e testar o funcionamento no ato da compra”.

É importante olhar o prazo de validade e observar se o produto apresenta indicativo de idade, respeitando as faixas de crescimento das crianças. Outra dica é ler o local de fabricação e se consta no rótulo alguma informação se o material é ou não nocivo às crianças. 

Para quem comprar à prazo, o Procon alerta cuidar com o endividamento. “Orientamos que todo consumidor avalie se não vale mais a pena comprar à vista, pedindo um desconto na hora. Se a melhor opção neste momento for pela compra parcelada, o cuidado que as pessoas devem ter é de procurar saber, antes de efetuar o pagamento, o número de parcelas que estão se comprometendo a pagar, o valor de cada uma e os juros cobrados pela loja”, informou Barros.

 
Previous slide
Next slide