Previous slide
Next slide

Professores de Foz do Iguaçu participam de workshop sobre arteterapia

Previous slide
Next slide

Uma dezena de professores dos centros de educação infantil participaram de um workshop de arteterapia, ministrado pela médica naturopata, Maria Cristina Nemes, que tem 20 anos de experiência na área.

 

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Maria Aparecida de Oliveira “o intuito é conhecer e observar a viabilidade da aplicação do conteúdo, para os professores a rede”, disse.

 

A arteterapia utiliza da arte como ferramenta, para expressar panoramas emocionais vindos do inconsciente. São exemplos da aplicação dessa técnica o desenho/pintura; música/canto; trabalho com argila; recorte e colagem; vivências/mobilizações; relaxamento.

 

Maria Cistina explicou que a arteterapia possibilita “trazermos de uma forma inconsciente, através de manobras quiropráxicas, desenhos livres, diálogo e orientações, para a harmonia do ser, para si próprio e com o próximo. Busca-se a consciência através do relaxamento e harmonização do corpo, mente e alma, para uma realização pessoal e saúde efetiva”, disse Maria Cristina.

 

Participam também profissionais da área da saúde. A médica Bárbara Barros Arco-Verde, com especialidade em medicina integrada, da Secretaria de Saúde, disse que “a arteterapia instrumentaliza os profissionais, pais, professores, líderes comunitários, entre outros, a olhar o desenho, por exemplo, como expressão do indivíduo”, pontuou doutora Bárbara.

Previous slide
Next slide