Previous slide
Next slide

PROFOZ é destaque em documento do MTUR

Previous slide
Next slide

O Ministério do Turismo e o Sebrae lançaram nesta terça-feira (16) publicação que reúne casos de sucesso em inovação na gestão do turismo, selecionados em pesquisa realizada em 65 destinos. O guia Boas Práticas em Turismo, que relata experiências de dez municípios, foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional de 2014, em cerimônia em Brasília (DF).

A publicação reúne as histórias de ações que tiveram impacto positivo nos destinos onde as práticas inovadoras foram desenvolvidas. Os projetos foram identificados durante a pesquisa de campo do Índice de Competitividade, indicador que mede anualmente o estágio de desenvolvimento dos destinos brasileiros. Inicialmente, foram selecionados 80 projetos, dos quais 11 se destacaram por apresentarem inovação no desenvolvimento ou modernização de um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

“O estímulo à inovação e ao conhecimento são prioridades para este novo ciclo do turismo, no qual pretendemos avançar no processo de aperfeiçoamento dos serviços e produtos oferecidos ao turista. Esperamos que os projetos selecionados sirvam de inspiração para outros destinos e sejam um veículo para a disseminação de boas ideias pelo país”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo ele, um dos objetivos da publicação é ampliar o conhecimento do mercado sobre as possibilidades de inovação no setor de turismo.

Aplicativos, projetos de acessibilidade, centrais conjuntas de compras, centralização de operações de vendas de passeios, descontos para pacotes de baixa temporada, mecanismo que tornam mais célere a captação de investimentos para o destino e ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças no turismo foram algumas das inovações reconhecidas. A identificação das boas práticas, iniciativa que contou com apoio de técnicos dos Sebrae estaduais e regionais e dos órgãos gestores de turismo, ocorreu no período de março a junho de 2014. A pesquisa de campo é realizada por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas.

As 11 experiências inovadoras que compõem a publicação foram implantadas em destinos turísticos dos estados do Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Alagoas, Bahia e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Confira os municípios e projetos contemplados:

Brasília (DF) – iBeacons em Pontos Turísticos
Cuiabá (MT) – Tour Regular
Fernando de Noronha (PE) – Mais Noronha
Foz do Iguaçu (PR) – Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos – PROFOZ
Ipojuca (PE) – Programa Turismo Acessível Pernambuco Sem Barreiras
Maragogi (AL) – Maragogi em Defesa da Criança e do Adolescente
Mata de São João (BA) – Central de Negócios
Porto Seguro (BA) – Bloco Disque 100
Recife (PE) – Porto Leve
Recife (PE) – Olha Recife!
Tiradentes (MG) – Tiradentes Mais

Sobre o PROFOZ
: Com o apoio do Fundo Iguaçu, o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos – PROFOZconsiste em uma iniciativa da Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu.Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do turismo no destino em todas as suas dimensões e apoiar o crescimento e fortalecimento do setor. O caráter multi-institucional do PROFOZ somado aos agentes que o compõem o torna a principal ferramenta de planejamento, elaboração e monitoramento das demandas, ações e projetos turísticos.Atualmente, o Núcleo é formado pelas quatro entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo – SMTU, ICVB, Itaipu Binacional e o Fundo Iguaçu – e conta com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O Núcleo é gerido pelo Instituto Polo Internacional Iguassu.

Previous slide
Next slide