Previous slide
Next slide

Projeto Caiçara leva oficinas e atividades culturais ao litoral paranaense

Previous slide
Next slide

Agência Estado
Oficinas, teatro e visitas aos parques ambientais do Litoral são atrações nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do PR

 

Oficinas de origami, produção de bonecas com escamas de peixe, teatro e visitas aos parques ambientais do Litoral são algumas das atrações que estão sendo realizadas nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná pelo projeto Caiçara. Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e desenvolvido em parceria com Organizações Não-Governamentais (Ongs) litorâneas, o projeto visa resgatar a cultura e ajudar a manter os conhecimentos tradicionais do povo caiçara.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explica que a intenção das atividades é oferecer uma opção de entretenimento para os veranistas e moradores das cidades, além das praias. Cerca de 60 jovens de 16 a 18 anos, alunos de escolas estaduais, foram selecionados para promover oficinas e ações de educação ambiental, aliando arte, turismo e história local.

“O projeto Caiçara tem como desafio promover a inserção da comunidade no seu ambiente sócio-cultural, criando uma perspectiva para seu crescimento financeiro, cultural e principalmente ambiental, num período em que os projetos de verão estão voltados para o turista e veranista”, declarou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

GUARATUBA – Em Guaratuba as ações do projeto Caiçara são itinerantes e, a partir desta terça-feira (27) acontecem na praia de Prosdócimo. Na próxima semana, as ações acontecerão na praia Central. Entre as ações de maior repercussão nas praias do Cristo e de Caieiras está a oficina de “Bio-Jóias”, que voltará a ser realizada todas as sextas-feiras, às 15h30. A professora da oficina, Cissa Dallavecchia, utiliza sementes da região para fazer colares, pulseiras, brincos e braceletes. Além disso, o projeto oferece visitas a comunidades caiçaras que vivem nas proximidades do Salto Parati.

Outro destaque do projeto é o “Canto do Conto”, ministrado por alunos de quinta-feira a domingos, 15h às 20h. O teatro de bonecos traz aspectos históricos de Guaratuba, com apresentações aos sábados, a partir das 15h30.

PONTAL DO PARANÁ – Em Pontal do Paraná, as atividades começaram com a oficina Artesanato com Fibra de Bananeira. O encerramento será no dia 8 de fevereiro com mais três oficinas: máscara de gesso, bonecas de escamas de peixes e conchas e fazendo arte com embalagens tetra-pak.

Trilhas ecológicas estarão disponíveis todos os dias. Serão quatro roteiros diferentes, com o destaque para as trilhas da Coruja e do Micuim, ambas no Parque Natural Municipal do Perequê. As trilhas são guiadas por instrutores capacitados do projeto Caiçara, que durante os trajetos explicarão a importância da restinga e dos manguezais na região. A Trilha da Coruja, com 2 quilômetros de extensão, mantém a maior área de restinga preservada do Litoral. Na Trilha do Micuim é possível contemplar os manguezais. As pessoas interessadas em participar deverão agendar em um dos pontos de inscrição do projeto, na Barraca Verde (na praia de Pontal do Sul) ou na sede do Parque do Perequê.

MATINHOS – No município de Matinhos, de terça a sexta-feira, a partir das 9h, acontecem oficinas de origami (dobradura de papel), reciclagem de papel, teatro e pintura. Aos sábados e domingos, às 9h, é a vez do teatro de bonecos, que conta a história do Parque Rio da Onça. As atividades em Matinhos também são itinerantes. Do dia 26 ao dia 30 de janeiro, o projeto estará no bairro Mangue Seco, e entre os dias 2 a 6 de fevereiro, no bairro Tabuleiro, em Matinhos receber o projeto. Uma van estará à disposição de veranistas e visitantes que queiram participar das oficinas. Para fazer a inscrição basta procurar a Barraca Verde instalada na orla de Matinhos ou os monitores do projeto que percorrem os principais balneários diariamente.

PARCERIA – Em Guaratuba, o Projeto Caiçara é desenvolvido pelo Instituto Guaju; em Matinhos, pela Associação dos Amigos Parque Rio da Onça e, em Pontal do Paraná pela ONG MarBrasil. Também contribuem com as ações o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná e a Faculdade de Guaratuba.

Previous slide
Next slide