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Projeto Intercultural Bilíngüe apresenta resultados

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O Projeto Escola Intercultural Bilingue de Fronteira, que em Foz do Iguaçu é realizado pela Escola Municipal Adele Zanotto Scalco, está contando este ano com quatro turmas, do primeiro ano à quarta série. As aulas ocorrem uma vez por semana.  A próxima será nesta quarta-feira (13), quando as professoras brasileiras vão lecionar na Escola Bilingue Número 2, em Puerto Iguazu, na Argentina. Na quinta-feira (14), será a vez  dos alunos de Foz terem aula em espanhol.

O intercâmbio entre os professores funciona em Foz do Iguaçu há cinco anos e tem tido uma grande receptividade dos alunos, que estão entusiasmados em aprender uma segunda língua, principalmente por causa da proximidade com os países onde se fala o espanhol.  A turma da quarta série, por exemplo,  que já participa do programa desde a segunda série, está  escrevendo e falando espanhol com grande fluência.

O método adotado no projeto é o de aprendizagem.  Os brasileiros dão aula na escola Argentina só em português e os argentinos, na escola aqui em Foz, só em espanhol.   Os professores trabalham em sala de aula o conteúdo que está programado dentro do ano letivo, para isso é feito um planejamento prévio  para determinar quais os assuntos  que serão trabalhados. O intercâmbio é para que os alunos tenham um ensino “em” língua estrangeira e não “de” língua estrangeira.  O desenvolvimento deles para a língua que estão aprendendo ocorre de forma natural.

Além do conteúdo das disciplinas trabalhadas são passados aspectos culturais.  Eles aprendem também sobre os pratos típicos, músicas, danças. Assuntos que são pesquisados para aumentar a interatividade.  De acordo com a diretora da Escola Municipal Adele Zanoto Scalco, Márcia Bachixte, “O ensino em espanhol tem motivado não só os estudantes, mas também os pais que fazem questão que o filho siga matriculado na turma que participa do projeto. Já do outro lado da fronteira o aproveitamento é maior, porque em Porto Iguazu existem as escolas bilíngües, além do que é ensinado nas aulas,  os alunos de lá, tem uma convivência maior com a cultura brasileira ouvindo músicas, assistindo a programas de TV”. 

Criado em 2005  pelo Ministério da Educação o projeto tem o objetivo de promover a integração entre estudantes e professores brasileiros com os alunos e professores dos países vizinhos. Uma integração que oferece a oportunidade do aprendizado de uma segunda língua, fortalecendo os laços culturais e de amizade no âmbito do Mercosul.

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