Previous slide
Next slide

Projeto Plugado! chega à universidade

Previous slide
Next slide

 

O Projeto Plugado! – Canais Ligados na Cultura, mantido pela Casa do Teatro e pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), de Itaipu, recebeu o reforço de alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Os estudantes estão participando de oficinas de teatro e dança, ministradas pelos integrantes do projeto, e promovendo oficinas de cinema e vídeo em escolas estaduais de Foz do Iguaçu.

 

JIE
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O processo de capacitação deverá durar quatro meses, com aulas quatro vezes por semana. Após essa fase, 30 acadêmicos se tornarão responsáveis pela multiplicação de conteúdos artísticos e cultuais difundidos pelo projeto. Os universitários também recebem uma bolsa auxílio permanência, no valor de R$ 100 mensais. Hoje, a bolsa já beneficia 40 adolescentes.
 
A coordenadora do PPCA, Gládis Mirtha Baez, explicou que um dos objetivos da parceria é integrar os universitários à comunidade de Foz do Iguaçu. “A Itaipu e a Casa do Teatro abriram o Plugado! para os acadêmicos. Ainda é um projeto piloto, mas com certeza ganhará mais força no próximo ano”, avaliou.
   
Outra preocupação será criar uma agenda de atividades artísticas e culturais no campus da Unila, envolvendo a produção de alunos e professores. “A intenção é dotar o campus de uma programação permanente de arte e cultura, através de oficinas formação e apresentações, reunindo estudantes e a comunidade”, disse a coordenadora do Plugado!, Arinha Rocha.
   
Para o Reitor da Unila, Hélgio Trindade, a iniciativa reforça os vínculos entre a universidade e a comunidade. “A cultura é um valioso instrumento para a integração entre as pessoas. Por isso, confiamos que essas atividades contribuirão para fomentar a produção cultural de nossos alunos e professores, além de aproximar a universidade e a população iguaçuense”, afirmou.
   
“Foz do Iguaçu já possui uma vocação cosmopolita e vários povos e culturas estão permanentemente em contato e em constante troca. Com as ações do projeto Plugado! na universidade será possível ampliar a integração latino-americana e os laços de união e solidariedade entre as nações”, completou Joel de Lima, assistente da Direção Geral Brasileira de Itaipu.
  
O programa
  
O Plugado! é desenvolvido desde de 2009, com financiamento da Itaipu e apoio institucional do Núcleo Regional de Educação. Neste período, a iniciativa beneficiou cerca de 800 jovens dos ensinos fundamental e médio de dez escolas estaduais. Na Unila, as atividades serão desenvolvidas por meio da Secretaria de Assistência Estudantil (Saec).
 
Previous slide
Next slide