Previous slide
Next slide

Projeto Plugado! é premiado em Brasília nesta quarta (18)

Previous slide
Next slide

Acontece nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília, a solenidade de entrega do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, que reconhece o trabalho de instituições e cidadãos de todo o país que tenham papel de destaque na promoção dos direitos humanos.

O evento irá contar com a presença da Ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário, além de representantes de entidades e integrantes de outros órgãos do governo.

O projeto Plugado!, iniciativa mantida em Foz do Iguaçu pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, está entre as ações contempladas pela premiação, na categoria “Protagonismo de crianças e adolescente”. A titulação também será oferecida à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ao Canal Futura e à Pontífice Universidade Católica (PUC/GO).

Para receber a honraria conferida ao projeto iguaçuense, irão participar da solenidade na Capital Federal as estudantes Monique Sterfani Silva e Giovana Ritchely, agentes culturais do Plugado!, a coordenadora geral do projeto, Arinha Rocha e a gestora de projetos da Itaipu Binacional, Gladis Mirtha Baez.

A premiação – O Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos é instituído pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A entrega do prêmio integra a agenda nacional de mobilização pelo dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, a data de 18 de maio marca o crime bárbaro que chocou o país no ano de 1973, em Vitória–ES, e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e em defesa das crianças e adolescentes.

Em Foz do Iguaçu, a programação alusiva ao dia 18 de maio inclui panfletagens e campanhas de conscientização na região da Ponte da Amizade e em outros pontos da cidade.

Previous slide
Next slide