Previous slide
Next slide

Projetos tecnológicos da Itaipu e PTI serão disseminados para o restante do Brasil

Previous slide
Next slide
Foto: Rafael Guimarães

Nesta segunda-feira, 03, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, visitou a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico, em Foz do Iguaçu, para tratar de várias parcerias entre as entidades e o ministério. O ministro foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido e demais autoridades da Usina.

Foto: Rafael Guimarães

Durante o tour na Binacional, Pontes visitou alguns laboratórios, como o Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas (Ceape) e o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e se mostrou favorável à elaboração de um protocolo de intenções unindo as três instituições, que deverá ser colocado em prática em um curto prazo. “Tivemos reuniões onde pudemos confirmar vários pontos de sinergia e de cooperação, entre Itaipu, o Parque Tecnológico de Itaipu e o ministério. Há uma possibilidade muito grande de iniciarmos de imediato ações para o desenvolvimento de diversas tecnologias. Cidades Inteligentes, por exemplo, estão dentro das nossas prioridades”, afirmou o ministro.

Um dos projetos apresentados ao ministro foi a produção da bateria de sódio e níquel, que vem sendo desenvolvida pelo PTI há cerca de 10 anos. Com tecnologia nacional, a bateria tem maior capacidade de armazenamento, é 100% reciclável e possui matéria-prima em abundância no Planeta. “A missão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é produzir conhecimento, riquezas para o país e contribuir com a qualidade de vida e isso envolve o desenvolvimento sustentável. Por isso, este tipo de bateria vem exatamente dentro deste contexto. Então, é uma das coisas que certamente vamos incentivar” finalizou o astronauta.

Previous slide
Next slide