Com a promessa de ser uma manifestação pacífica, grupo cujas profissões mais sofrem com o fechamento da Ponte da Amizade e da Ponte da Fraternidade, promoverão uma carreata com destino final a Aduana Brasil/Paraguai.
“Nossa manifestação pacífica não tem bandeiras político partidárias e apenas reunirá um grupo de cidadãos iguaçuenses que está sofrendo com a falta de sensibilidade dos governos quanto à economia da fronteira. Pediremos em nossa manifestação que os governos do Paraguai e do Brasil estabeleçam uma abertura inteligente da fronteira com todos os protocolos de controle sanitário, já realizado com sucesso em outros países da Europa e da própria América Latina”, explica um dos coordenadores do “Movimento Pró-Abertura das Fronteiras”.
A partir das 9h desta quarta-feira, 20, os manifestantes estarão concentrados na Rua Osvaldo Cruz, 368 (em frente aos Estacionamento Bismillah/ Líder/Willy e Três Fronteiras), na Vila Portes; às 10 horas os manifestantes saem em direção a Aduana Brasil/Paraguai através do viaduto da BR 277. “ Bloquearemos o trânsito de caminhões que seguem para o Paraguai por pelo menos 30 minutos”, explica o coordenador.
“Convidamos toda a população de Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este, e Puerto Iguazú, para juntos mostrarmos que aqui na Tríplice Fronteira, não existe o lado de lá e o lado de cá. Sempre cuidamos de todos os lados. E está barreira é uma ofensa a todos que costumam ir à Ciudad Del Este, à Puerto Iguazú e à Foz do Iguaçu. Que façam o controle sanitário. Mas que liberem a volta das pessoas aos seus postos de trabalho. Com cuidados. Com as restrições necessárias. Com o uso de máscaras e álcool gel e com o devido distanciamento necessário”, finaliza o coordenador.