Previous slide
Next slide

Público de Foz do Iguaçu poderá assistir a pré-olímpico de canoagem slalom

Previous slide
Next slide

O público de Foz do Iguaçu e região terá neste final de semana a oportunidade inédita de assistir ao vivo a disputa de vagas para uma edição das Olimpíadas. De sexta-feira (9) a domingo (11), no Canal Itaipu, serão definidas as últimas quatro vagas do continente americano para os Jogos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto, na modalidade canoagem slalom. São quatro as categorias em disputa: K1 masculino (caiaque com um atleta), K1 feminino, C1 masculino (canoa com um atleta) e C2 masculino (dois atletas).

A disputa será aberta ao público, até o limite de 500 expectadores. Para assistir ao torneio, o interessado deverá se dirigir ao Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu – no final da Avenida Tancredo Neves. Lá, haverá transporte até o local das competições.

O pré-olímpico reunirá dez países das três Américas e ocorrerá paralelamente ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, também no Canal Itaipu. Além do Brasil, algumas das principais forças da canoagem mundial, como Estados Unidos e Canadá, têm presença garantida.

Na sexta-feira, as provas são eliminatórias e ocorrem a partir das 10h, com previsão de término para as 16h30. No sábado, das 13h às 16h, com definição das vagas nas categorias C2 masculino e K1 feminino. No domingo, último dia, a competição será das 9h30 às 15h, com definição das vagas nas categorias K1 masculino e C1 masculino.

Itaipu Open – Além do pré-olímpico e do Pan-Americano, o público poderá acompanhar o 1º Itaipu Open, prova oficial da Federação Internacional de Canoagem, valendo pontos para o ranking mundial na categoria slalom. Nesse torneio está prevista a participação de atletas de países do continente americano e também da Europa – Espanha e República Tcheca.

A seletiva que indicou os três representantes brasileiros de cada categoria no pré-olímpico ocorreu no mês de fevereiro, no Canal Itaipu. Dentre os classificados, dois são representantes do projeto Meninos do Lago, desenvolvido por Itaipu: João Vitor Martins Machado, na categoria K1, e Leonardo Lucas Curcel, na C1.

Visibilidade – O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, disse que a disputa de competições de alto nível dentro da usina reflete a decisão acertada da direção da empresa de aliar investimentos no esporte e em programas de inclusão social – como é o caso do Meninos do Lago. “Para Itaipu, é um orgulho ver jovens atletas de Foz do Iguaçu tendo a chance de representar o Brasil mais importante torneio esportivo do mundo”, declarou.

Piolla lembrou que a pista de canoagem do Canal Itaipu, no Parque da Piracema, é considerada uma das melhores do mundo para a prática esportiva, atraindo atletas de diferentes países. Por isso, torna-se um ativo importante para o turismo da região.

“Hoje, a imagem do Destino Iguaçu está associada a valores positivos, como o cuidado com o meio ambiente, o turismo de negócios, a tecnologia, a qualidade da rede hoteleira. Sem falar na eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza”, relacionou Piolla. “E a disputa do pré-olímpico em Foz, transmitido ao vivo pela televisão para todo o País, demonstra mais uma vez a capacidade da região de promover eventos de grande porte”, acrescentou.

As finais do pré-olímpico, no sábado e no domingo, serão transmitida ao vivo pelo canal por assinatura Sportv e pelo Paraná Educativa.

Previous slide
Next slide