Foto: Assessoria |
![]() |
Participantes desceram de uma altura de 40 metros |
A equipe de rapel Foz Vertical, de Foz do Iguaçu realizou nesta segunda-feira (19) a entrega de mais de 130 quilos de alimentos para a Associação Cristã do Doente e Deficiente (ACDD). A doação faz parte do projeto Rapel Solidário, uma iniciativa que quer divulgar o esporte enquanto ajuda entidades assistenciais do município. A primeira edição do projeto aconteceu no último sábado (17) no condomínio Village San Francisco. Mais de 50 pessoas, a maioria crianças, desceram os 13 andares de um dos prédios do conjunto em troca de um quilo de alimento não perecível.
A doação vai ajudar a diversificar a merenda da ACDD e, conforme disse o presidente da entidade Jerônimo de Camargo, uma parte será repassada às famílias carentes. “Temos muitos alunos cujas famílias são bastante pobres, então isso será encaminhado na forma de cestas básicas para elas”, disse Camargo. Atualmente a ONG, localizada na Vila A, atende 110 alunos com deficiências cognitivas. “Nosso principal objetivo é preparar essas crianças e jovens para o ensino regular, além de dar uma orientação às famílias”, completou a coordenadora da escola, Selma Martins Araújo.
Foz Vertical – Além da finalidade social, o evento também serviu para desmistificar a ideia de que o rapel é um esporte perigoso e de risco. “É claro que o risco existe. Mas nossa equipe tem cursos, os equipamentos são de qualidade, estão com a manutenção em dia, as descidas são planejadas. É uma série de condições que garantem que nada vai dar errado”, explicou. O esporte pode ser praticado por crianças a partir dos três anos, desde que acompanhadas por um monitor.
A equipe, hoje formada por 15 membros, também faz treinamentos abertos para o público em geral todos os sábados à tarde. O exercício é feito em prédios, cachoeiras e até na Ponte Tancredo Neves. Para participar é preciso pagar R$ 15. O custo dá direito a um treinamento básico e a descer até três vezes. A programação é publicada na comunidade Foz Vertical no orkut.