Previous slide
Next slide

Reabertura da fronteira: Com credibilidade do governo paraguaio em xeque, setor comercial ameaça promover nova mobilizacão

Previous slide
Next slide
Iván Airaldi – Secretário da Câmada de Comércio de Indústria do Alto Paraná – Foto: Arquivo da Internet.

Em entrevista à Rádio Universo 970 AM, o secretário da Câmara de Indústria e Comércio do Alto Paraná, Iván Airaldi, afirmou que, até a próxima quarta-feira, aguardarão uma resposta do governo paraguaio em relação à reabertura da fronteira da Ponte da Amizade, e caso não haja nenhuma comunicação oficial por parte do governo, estão prontos para promover uma grande manifestação entre quinta e sexta-feira.

“Acertamos com todos os sindicatos e vamos esperar até quarta-feira, e se não houver resposta, na quinta ou sexta-feira iniciaremos uma nova demonstração de força e união, com proporções ainda maiores que a anterior”, afirmou o secretário.

No último dia 22, a reabertura da fronteira foi divulgada por ministros paraguaios e comemorada nas ruas de Ciudad Del Este, e desde então, continua sendo esperada para o próximo dia 29 (terça-feira). Na última quinta-feira (24 de setembro), porém, o Brasil, através de uma portaria assinada por alguns ministros, prorrogou por mais 30 dias (até 24 de outubro) a lei que mantém fechada para a entrada de estrangeiros, as fronteiras terrestres e fluviais. Notícia que chegou ao conhecimento dos paraguaios apenas na seta-feira pela manhã, e que deixou os representantes do setor comercial de CDE, antes esperançosos, muito indignados com a falta de seriedade do governo paraguaio enquanto interlocutor nas negociações com o Brasil, que após a prorrogação da Portaria, mesmo sem um pronunciamento oficial, deixou claro que a decisão do governo paraguaio foi unilateral.

“Depois da notícia de sexta-feira, já nos decidimos pela realização de uma grande manifestação, mas vamos aguardar um pronunciamento do governo paraguaio, prometido para terça ou quarta-feira, e dependendo do que for anunciado, iremos para a rua ou não”, acrescentou Airaldi.

A dúvida dos representantes do setor comercial se dá por conta de um rumor, que se espalhou pelas redes sociais no último fim de semana, devido a uma resposta, supostamente dada na tarde de sábado pelo presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, a um internauta paraguaio que pedia ajuda do presidente para promover a reabertura da fronteira entre Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu. 

O secretário da Câmara de Indústria e Comércio do Alto Paraná, Iván Airaldi, afirmou ainda que, tentaram buscar algum esclarecimento sobre a informação postada na rede social oficial do presidente brasileiro junto ao prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Brasileiro, mas de acordo com o secretário, o prefeito apenas comentou que teria um encontro com autoridades na capital federal e que retornaria com informações oficiais, o que não ocorreu até o fim desta manhã.

“Queremos ser positivos e otimistas, porque me parece uma loucura que isso não se resolva e que o governo paraguaio emita um comunicado ou tente acalmar os ânimos com uma mentira, já que isso pode ter consequências muito mais graves num futuro próximo”, disse o secretário.

Por fim, Iván Airaldi finalizou a entrevista afirmando estar esperançoso com o apoio do presidente brasileiro e torcendo para que isso não seja apenas mais uma tentativa de apaziguar os ânimos na fronteira. 

“Contamos com esse apoio do Bolsonaro, para que não haja mais revoltas sociais, já que os ânimos e o espírito de revolta em Ciudad del Este não são de mentira, as pessoas precisam voltar ao trabalho, e mais do que um anúncio, elas precisam de um governo que diga verdades”.

Após a resposta dada ao internauta através de sua conta oficial verificada na rede social Facebook, não houve por parte do presidente Jair Bolsonaro, nenhuma outra menção à abertura da fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este. No momento em que a resposta foi postada, aliás, o presidente ainda se encontrava em São Paulo, onde passou por procedimento para a retirada  de cálculo na bexiga, no Hospital Israelita Albert Einstein. Ainda no hospital, o presidente fez também uma postagem em homenagem ao Dia do Surdo” na mesma rede social em que respondeu o internauta.

Com infomações: Diário La Nacion, Rádio Universo 970AM.

 

Previous slide
Next slide