A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (20), cerca de 30 quilos de produtos à base de canabidiol — composto químico derivado da planta Cannabis sativa, conhecido por suas propriedades terapêuticas e seu perfil não psicoativo — durante uma fiscalização de rotina na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu. A carga irregular estava entre as bagagens de um veículo que tentava entrar no Brasil vindo do Paraguai.
Dentro do automóvel, estavam três homens paraguaios, representantes de uma empresa de Assunção especializada na produção, venda e divulgação de produtos à base da planta. Eles alegaram que vinham a São Paulo para participar de uma feira sobre o tema e afirmaram possuir autorização para transportar os itens.

No entanto, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos encontrados não têm permissão legal para entrar no território nacional — nem mesmo com autorização prévia. A agência esclarece que apenas derivados de canabidiol (CBD), quando prescritos por um médico e autorizados individualmente pela Anvisa, podem ser importados para uso pessoal.
Itens e destino final
Entre os produtos apreendidos estavam chás, rações para cães, óleos de CBD e barras de proteína, todos com compostos derivados de cannabis. Os itens estavam acondicionados em malas comuns, sem qualquer tipo de identificação comercial adequada ou autorização específica para transporte e ingresso no país.

A Anvisa ressaltou que, para eventos como feiras, convenções e congressos, existe um protocolo específico para solicitação de autorização de entrada de amostras — o que não foi realizado pelos ocupantes do veículo. Além disso, mesmo nesses casos, o transporte dos itens não pode ser feito de forma indiscriminada, muito menos entre pertences pessoais.
Detidos e encaminhados
Após a apreensão, os três ocupantes do carro e toda a carga foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal para a adoção das medidas legais cabíveis. A Receita Federal reforçou que continua atuando com rigor no combate ao tráfico, contrabando e descaminho, em alinhamento com sua missão institucional de proteção das fronteiras e segurança da sociedade.
Denúncias anônimas podem ser feitas diretamente à Receita Federal pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Com Informações: Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Foz do Iguaçu
Fotos: Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Foz do Iguaçu