Previous slide
Next slide

Reservatório de Itaipu volta ao nível normal

Previous slide
Next slide

Depois de três meses, o nível do reservatório de Itaipu voltou ao normal. Com água armazenada suficiente, a usina está operando, nesta quinta-feira (12), na cota 219,02 metros acima do nível do mar. Isso não acontecia desde o dia 9 de dezembro, quando Itaipu teve de rebaixar o nível de seu reservatório para atender às necessidades dos sistemas elétricos interligados do Brasil e Paraguai.

O lago baixou até o mínimo de  217,25 metros. Mas, quando a chuva chegou, veio em abundância, elevando rapidamente o nível dos rios do Sudeste e Centro-Oeste do País.
  
Segundo informações do Departamento de Operação do Sistema, os reservatórios das usinas localizadas a montante (acima) de Itaipu, especialmente no Sudeste, nas bacias do Paraná, Tietê, Paranapanema, Paranaíba e Grande, já se recuperaram e muitas dessas hidrelétricas já estão até vertendo. A capacidade média de armazenamento dessas usinas está agora em 70% do volume máximo.
 
A meteorologia prevê mais chuva nessas regiões, o que pode fazer com que também a usina de Itaipu passe a ter excedente energético e possa até verter a partir de março, mas isso dependerá de "São Pedro".
     

JIE -Itaipu
Como o reservatório de Itaipu voltou ao nível normal, as prainhas dos municípios lindeiros estão com bastante água

 

Panorama do armazenamento dos reservatórios equivalente dos subsistemas na última quarta-feira (11)

Sul está com 55% da capacidade de armazenamento e o nível dos reservatórios baixou 3,3 % nos últimos 7 dias
Sudeste está com 70,3% de capacidade de armazenamento, acumulando 2,4 % nos últimos 7 dias
Nordeste está com 67,4 % de capacidade de armazenamento, acumulando 2,7 % nos últimos 7 dias

 
 

 

Previous slide
Next slide