Previous slide
Next slide

Revista reúne textos autorais de estudantes de escola pública em Foz

Previous slide
Next slide
Foto: Áurea Cunha

Estudantes do Colégio Cataratas do Iguaçu apresentaram à comunidade escolar uma revista literária com textos próprios. A publicação é resultado do projeto Auê Literário, ação de leitura e escrita realizada pela Associação Guatá em parceria com escolas estaduais e educadores, e patrocínio da Itaipu Binacional.

A revista foi divulgada durante encontro cultural de finalização da edição do projeto na escola, quinta-feira, 23. O evento reuniu exposições de fotografias e poesias, banca literária e atividades de produção de textos não ficcionais. O encerramento contou com show do grupo iguaçuense O Samba é Assim.

O Festival Auê Literário tem o objetivo de formar leitores e incentivar a escrita e a expressões entre os estudantes. São quatro encontros em cada escola para a realização de oficinas, além de dois workshops. Após a formação, acontece a mostra cultural com os resultados do programa.

Estudante do ensino médio, Camila Cordeiro teve seus textos publicados na revista com as experiências literárias do Colégio Cataratas do Iguaçu. Ela contou que se surpreendeu com o material. “Minha mãe sempre me incentivou dizendo que tenho potencial. Mas não escrevia ficção e nunca tive meus textos publicados antes. Deu muito orgulho”, revelou.

Além da publicação, o estudante Willian Schneider ressaltou que o projeto possibilitou maior contato entre a turma. “Tem coisas que a gente não fala no dia a dia para o seu colega de sala de aula. Durante as atividades, descobrimos coisas que nunca imaginamos que o colega pensasse daquela forma”, descreveu.

Foto: Áurea Cunha

Escola, espaço de arte e cultura

Diretora do Colégio Cataratas do Iguaçu no período noturno, a pedagoga Auzeni Maria de Lima Wust destacou as atividades do projeto que valorizaram a oralidade e as histórias individuais de cada aluno. Ela também frisou a integração proporcionada pela iniciativa no ambiente da escola.

“Pude perceber o resgate da oralidade, a alegria dos alunos em falar das suas infâncias, seus sonhos, sabores e cheiros”, apontou Auzeni. “Eles tiveram a oportunidade de contar momentos de alegria compartilhados com seus avós e pais quando ainda eram crianças”, disse.

A educadora reforçou a importância do diálogo entre arte, cultura e educação de forma permanente. “Como pessoa e professora, só tenho a agradecer ao projeto. Como cidadã desejo que as atividades da Guatá sejam levadas para outras instâncias, a outras escolas”, ponderou.

Mais leitores

Agente educacional responsável pela biblioteca do Colégio Cataratas do Iguaçu, Diego Valdez relatou que percebeu maior envolvimento dos estudantes com a leitura. Ele explicou que o equipamento é bastante acessível e aberto aos alunos, mas que identificou maior procura por livros e pela carteira necessária para a retirada de publicações.

“O Auê despertou nos alunos uma curiosidade que nem sempre demonstram. Eles começaram a olhar a biblioteca com mais interesse”, destacou Diego. “Observei que aumentou o número de leitores e de estudantes que fizeram a carteirinha da biblioteca escolar”, revelou.

Impressões

A revista com criações dos alunos do Colégio Cataratas do Iguaçu é a terceira editada pelo projeto Auê Literário. Os textos são de autoria de 22 estudantes do ensino médio, elaborados durante as oficinas formativas do programa. As duas publicações anteriores da revista reúnem textos de jovens das escolas Gustavo Dobrandino da Silva e Flávio Warken.

Para saber mais sobre o Festival Auê Literário: www.guata.com.br

Previous slide
Next slide