O treino classificatório que definiu neste sábado (17) o grid de largada para o GP Brasil de F1, penúltima etapa da temporada 2009, foi completamente atípico. Não para os padrões de São Paulo e o circuito de Interlagos, onde sempre são grandes as possibilidades de chover. Porém, mesmo diante de todo alvoroço ocasionado pela chuva, um piloto da casa, literalmente, pois morava a poucos metros do autódromo, fez o tempo mais rápido e conseguiu a pole position para a corrida. Trata-se de Rubens Barrichello, piloto da Brawn GP e que ainda briga pelo título mundial, mesmo estando 14 pontos de desvantagem para seu companheiro, o inglês Jenson Button.
Em virtude do mau tempo – que começara ainda pela manhã – o treino classificatório durou mais de duas horas. Além das péssimas condições da pista, o céu estava muito nublado, impossibilitando a decolagem do helicóptero que seria usado para transportar pilotos para hospitais próximos, em caso de acidentes graves.
Na primeira parte do treino, poucos carros foram à pista. A situação estava tão crítica que os tempos feitos no dia anterior, em torno de 1min12s, agora estavam na casa de 1min40s. Os carros pareciam se arrastar na pista. Os pilotos levaram nessas condições até o italiano Giancarlo Fisichella, substituto de Felipe Massa na Ferrari, rodar no final da curva conhecida como S do Senna, parando em uma posição perigosa e forçando a bandeira vermelha, consequentemente a paralização do treino.
Foram vários minutos até a direção de prova dar o aval necessário para o treino recomeçar. No reinício, o drama de dois pilotos favoritos na briga pela pole. Um deles inclusive luta pelo título, embora com chances remotas. Lewis Hamilton, da McLaren, campeão no Brasil em 2008 e sem chances de repetir a dose em 2009, fez 1min25s192 e largará em 18º. Duas posições à frente largará o alemão da RBR, Sebastian Vettel, com 1min25s009. Vettel está 16 pontos atrás de Button, lider do campeonato.
Veio a segunda parte do treino e também o maior tempo de interrupção. A chuva se intensificou e a cada vistoria da FIA com o carro de segurança pela pista, uma nova reprovação. Nos poucos minutos de treino durante a segunda parte, o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, escapou na entrada do S do Senna, em virtude do acúmulo de água naquele local, perdeu o controle e bateu forte no muro. Liuzzi saiu ileso do acidente. Passavam-se das 16h quando a segunda parte do treino finalmente recomeçou.
Quem esperou, viu uma das mais fantásticas reviravoltas em um treino de F1 neste ano. A pista aos pouco foi secando, e Jenson Button mantinha os pneus para andar na chuva, os quais se desgastaram rapidamente. Resultado: não conseguiu fazer um tempo que lhe colocasse entre os dez primeiros para brigar pela ponta, ficando fora na segunda sessão com 1min22s504. Largará em 14º no domingo (18). Rubens Barrichello conseguiu a vaga entre os dez primeiros na posição limite, em décimo. Era o que bastava, pois a briga pela primeira colocação, na última parte do treino, passou a ser quase uma loteria esportiva.
A disputa pelo primeiro lugar na largada claramente ficou entre o australiano Mark Webber, da RBR, contra Rubens Barrichello. Nico Rosberg, da Williams, ameaçava surpreender, mas acabou na sétima posição. E quando parecia que Webber, com o tempo de 1min19s668 faria a pole, eis que Barrichello, debaixo de chuva, onde gosta de correr, conseguiu andar mais rápido, baixando seu tempo e cravando o primeiro lugar com 1min19s576. Adrian Sutil sairá em terceiro, Jarno Trulli em quarto e Kimi Raikkonen em quinto.
Para levar a disputa pelo título até à última prova, nos Emirados Árabes no dia 1º de novembro, Barrichello precisa tirar cinco pontos do companheiro Button. Para ser campeão, o inglês precisa chegar ao pódio. Mantendo as posições de largada, Barrichello tiraria dez pontos de vantagem e a diferença cairia para quatro pontos. Hoje é de 14 (85 a 71). A largada para a primeira das 71 voltas do GP Brasil de F1 acontece às 14h, horário de Brasília. Vale lembrar que à meia-noite deste sábado começa o horário de verão para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e os relógios deverão ser adiantados em uma hora.