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Saiba mais sobre "Cultura Organizacional"

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 Coluna sobre empreededorismo Empresa Jr.-PTI

 

Quer ser um profissional de sucesso? Incorpore a cultura organizacional da sua empresa. 

 

Quer que sua empresa alcance sucesso? Faça com que sua cultura organizacional cative os colaboradores.

 

Cultura Organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para ser considerada válida e ensinada a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.

 

A cultura organizacional constitui-se de aspectos que dão a organização seu modo próprio de ser. Ela tende a ser o que a personalidade é para o individuo. Dessa maneira ela exerce influencia no comportamento de todos os indivíduos que fazem parte da organização, exercendo um poder político e de controle.

 

A cultura se manifesta de diversas formas ocorrendo variações de organização para organização. Essa manifestação pode ocorrer por meio do traje dos funcionários, corte de cabelo, maneira de tratar as pessoas. Algumas organizações mostram traços da sua cultura, valores, modo de pensar, agir e suas crenças por seus slogans. Não podendo deixar de levar em consideração que os valores culturais da sociedade na qual a organização esta inserida.

 

Como empresário você deve se preocupar com a cultura de sua empresa, se ela é uma cultura capaz de cativar e motivar os seus funcionários de modo que eles estejam propensos a dar o melhor de seu trabalho à empresa. Uma Cultura bem gerenciada promove também o gerenciamento da efetividade dos colaboradores e com isso do alcance de resultados.

 

Se você é colaborador deve perceber qual é a cultura da sua empresa, como ela se comporta, qual o ponto comum entre todos os funcionários, o que eles pensam na coletividade. Desta forma você pode entender a “personalidade” da empresa e adequar os seus valores aos dela de modo a responder sempre mais as expectativas da organização em relação ao seu trabalho, colaborar com uma melhora contínua da cultura organizacional e assim buscar a excelência e crescimento dentro da organização em que você escolheu para seguir sua carreira. Um bom começo é conhecer a missão, visão e valores da empresa.

 

Para conhecer de forma mais profunda a cultura organizacional da sua empresa é necessário uma consultoria que irá aplicar questionários e fazer diversas pesquisas de forma a dar caráter cientifico a identificação do tipo de cultura da sua empresa, se estiver interessado procure-nos, com certeza essa identificação irá ajudar nos relacionamentos internos e externos da organização. Questionar a forma como as coisas acontecem na sua empresa pode ser o diferencial que falta para sua estratégia. Então, questione-se!

 

Para saber mais

Gestão da Cultura Corporativa – Silvio Luiz Johann

  Veja também um m vídeo curto e muito interessante sobre do que se trata a Cultura Organizacional:

 

 


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