Previous slide
Next slide

Samek diz que “Itaipu está preparada para o pior”

Previous slide
Next slide
Mesmo com toda a crise hídrica que afeta o Sudeste do país, o diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, garantiu em entrevista a agência Efe, replicada na revista Exame, que a maior segunda hidrelétrica do mundo “está preparada para o pior”.

Foto: Assessoria
Segundo o diretor-geral, Jorge Samek, o país não deve ter racionamento

Segundo a publicação, Samek falou em tom otimista que a Usina está produzindo o máximo de energia para ajudar os estados afetados pela falta de água.  "Aqui estamos fazendo nossa parte: temos consumidores e toda a maquinaria atualizada. Só nos falta à água, que não depende de nós", explicou o diretor-geral.

Ainda conforme a revista, Jorge Samek afirma que “não haverá racionamento de jeito nenhum”. O motivo da declaração positiva é devido às chuvas previstas para fevereiro e março no Sudeste. Durante o período de Carnaval, São Pedro já deu uma ajudinha e os reservatórios da região puderam dar uma “respirada”.

Dentro da segunda maior Usina do planeta, são produzidos 75 milhões de megawatts de energia por hora. Para se ter uma ideia, a cada segundo é como se 10 Cataratas do Iguaçu passassem dentro das 20 turbinas da hidrelétrica. Atualmente, a Itaipu é responsável por 17% da produção consumida no Brasil e 75% da demanda do Paraguai.

 
Previous slide
Next slide