Previous slide
Next slide

Sandra Zacarías Mcleod é destituída da prefeitura de CDE

Previous slide
Next slide

Se já não anda fácil acompanhar e entender todas as reviravoltas da política brasileira, imagine as do Paraguai. As reviravoltas da cena política brasileira e paraguaia dariam pauta para ótimos seriados de TV à cabo. Mas, enquanto a cena brazuka está mais próxima de um House Of Cards, a cena paraguaia e, especificamente, a de Ciudad Del Este, renderia um ótimo Spin Off de Game of Thrones.

Se você perdeu os últimos episódios desta saga “esteña”, não se preocupe, pode preparar a pipoca que o Clickfoz organizou um resumão que vai te colocar por dentro do assunto e te fará entender o que motivou os cidadãos a saírem às ruas nas últimas semanas em CDE.

Javier Zacarías Irún, um advogado nascido na capital, Assunção, é membro do Partido Colorado e conseguiu se eleger pela primeira vez ao cargo de deputado nacional em 1993, permaneceu ao cargo até 1998 e se reelegeu para o mesmo cargo de 1998 a 2003. Porém, antes mesmo de acabar seu segundo mandato como deputado nacional, conseguiu se eleger intendente (equivalente ao cargo de prefeito no Brasil) de Ciudad Del Este, pelo período de 2001 a 2006 e foi reeleito para um segundo mandato pelo período de 2006 a 2010. Visando um cargo ainda mais importante, em 2007, renunciou ao cargo de Intendente para se candidatar ao de vice presidente da república, pelo período de  2008 a 2013. Atualmente, Javier Zacarías Irún é vice presidente da “Asociación Nacional Republicana (ANR) – Partido Colorado” e desde o final de 2017 também é senador da república e um dos principais aliados do ex-presidente da república Horacio Cartes.

Após a renúncia de Javier Zacarías Irún, sua esposa Sandra Maria McLeod de Zacarías assumiu o cargo de intendente em Ciudad Del Este, mantendo assim, o controle da cidade nas mesmas mãos. Após completar o mandato iniciado por seu marido, Sandra Maria Mcleod foi eleita para outro mandato pelo período de 2010 a 2015 e ainda se reelegeu em novo pleito para o período de 2015 a 2020. Sandra, além de esposa do ex-prefeito e atual senador é cunhada do ex-governador do Alto Paraná e atual deputado, Justo Zacarías Irún que é casado com a irmã de Sandra, Maria Martha Mcleod, formando juntamente com Margarita Zacarías Irún, irmã de Justo, parte do chamado “Clã Zacarías”, que vem comandando o Partido Colorado na região desde o início dos anos 2000. A ambição do clã Zacarías, e do Partido Colorado por associação, em manter-se no controle de Ciudad Del Este não é por acaso, Ciudad Del Este é considerada o “pulmão econômico” do país, já que é o município de maior movimentação financeira e o que mais arrecada impostos para o governo.

A série de mandatos do “Clã Zacarías”, em CDE, foram marcados por diversas denúncias de desvio de verbas e corrupção, porém, por se tratar de um governo extremamente assistencialista, sempre atendendo as demandas dos menos favorecidos e abusando da máxima do “pão e circo”, essas denúncias não chegaram a comprometer a popularidade da intendente ou de seu marido. Após alcançar melhores posições na capital, Zacarías Irún passou a exercer também forte influência em magistrados, o que lhe garantiu o abafamento de muitas denúncias.

A situação política de Sandra McLeod e Javier Zacarías Irún começou a se agravar nos últimos dois anos, após diversas denúncias de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. Parte das denúncias apontava que, antes de Javier Zacarías assumir a intendência em 2001, o casal tinha quatro propriedades declaradas perante a Controladoria Geral da República pelo valor de G. 3.344 milhões. A lista de imóveis incluía uma casa em Assunção, no valor de 1,2 bilhão, que McLeod recebeu como herança. No entanto, o casal desfrutou de muito mais, depois de gerenciar o Município por 17 anos. Atualmente Zacarías e McLeod têm 18 propriedades, com um valor declarado de G. 16,899 milhões. O montante equivale a quase três milhões de dólares e é cinco vezes maior do que o declarado em 2001.

Além dos imóveis adquiridos em seus próprios nomes, outros imóveis foram comprados em nomes de terceiros, ou fazendo uso de documentação ilegal, como o caso de alguns apartamentos adquiridos pelo casal no litoral de Santa Catarina no Brasil, onde Sandra Mcleod aparece como “brasileira” nos documentos.

No início de setembro, após as denúncias, manifestantes atacaram e depredaram a casa da intendente atirando ovos e gritando palavras de ordem. Quando funcionários municipais tentaram conter o protesto fazendo disparos com arma de fogo para o alto, manifestantes revidaram atirando pedras que acabaram destruindo parte da vidraça da casa.

A situação se agravou ainda mais no início de outubro, quando os vereadores aprovaram a intervenção na Prefeitura. Nas semanas seguintes, milhares de moradores foram às ruas de Ciudad del Este, garantindo o fechamento integral do comércio e também a suspensão do tráfego de veículos e pedestres na Ponte Internacional da Amizade em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Os manifestantes exigiam punição para o casal Zacarías além da devolução da verba desviada.

No final de novembro, após diversas manifestações, algumas violentissimas, a intendente Sandra Zacarías Mcleod, se sentindo extremamente pressionada, não pelas manifestações, mas sim pelo pedido de intervenção que tramitava na Câmara dos Deputados e poderia ser votada a qualquer momento, dirigiu-se aos cidadãos anunciando sua renúncia oficial do cargo.

“Vou dar um passo atrás para que não ocorram mortes, nem de um lado, nem de outro”, disse a intendente, referindo-se aos protestos contra ou a favor de sua administração que ocasionaram enfrentamentos entre grupos opostos, gerando diversos incidentes de violência. “Vou apresentar minha renúncia”.

No dia seguinte ao anúncio, a Câmara dos Deputados em Assunção, aprovou o pedido de intervenção que estava tramitando na casa há algum tempo. Os deputados não levaram em consideração o anúncio de renúncia feito um dia antes pela intendente. No meio da tarde, a intendente anunciou a decisão de revogar sua própria renúncia.

Depois disso, a ex-juíza Carolina Llanes foi indicada como interventora pelo presidente Mário Abdo Benítez, que iniciou os trabalhos na Municipalidade de CDE em 05 de dezembro. Na chegada da ex juíza, houve manifestações contra e a favor e mais uma vez, ruas e comércio foram fechados.

Para quem achava que, nenhuma outra reviravolta poderia ocorrer nesta história, uma última tentativa de manter o controle de CDE nas mãos do partido colorado nos presenteou com um plot twist digno das melhores produções hollywoodianas. Vereadores municipais apoiadores do clã Zacarías, se uniram a um inimigo declarado da intendente, o folclórico vereador Celso Kelembu Miranda, para conseguir a maioria e votar a aceitação da renúncia da intendente, nomeando em seguida Kelembu como novo intendente de CDE. A oposição declarou a decisão nula e no mesmo instante denunciou Kelembu e seus apoiadores à fiscalia em Assunção.

No início de fevereiro deste ano, o relatório produzido pela interventora Carolina Llanes, foi concluído. O documento, entregue ao Ministério do Interior, confirmou a série de denúncias que motivaram a intervenção e detectaram dezenas de outras irregularidades.

No dia de hoje, 07 de fevereiro, quinta-feira, Sandra Maria Mcleod foi finalmente destituída do cargo de intendente. A decisão saiu na parte da tarde. Entre os 68 deputados presentes na Câmara, 52 votaram a favor da sua destituição. Agora, o TSJE deve convocar eleições para escolher outro intendente/prefeito nos próximos 90 dias.

Previous slide
Next slide